Após agenda na França, Dilma segue para a Rússia

No último dia da visita a Paris, na França, a presidenta Dilma Rousseff participa nesta quarta-feira (12) da 81ª Assembleia Geral da União Internacional de Ferrovias (UIC) e do seminário empresarial Desafios e Oportunidades de uma Parceria Estratégica. Ela se reúne ainda com o prefeito da capital francesa, Bertrand Delanoe, e o presidente do Senado, Jean-Pierre Bel.

Depois, Dilma segue de Paris para Moscou, na Rússia. A viagem deve ser a última internacional da presidenta em 2012.

Leia também:
Hollande e Dilma discutem outras saídas para a crise econômica
 

Na visita à França, Dilma também definiu a parceria para a ampliação da oferta de bolsas para brasileiros interessados em estudar na França. A meta é aceitar alunos de pós-graduação e gradução. O memorando de entendimento será assinado hoje entre os ministérios brasileiros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França.

Austeridade

Durante encontro com o líder francês, a presidenta voltou a falar que sair da atual crise é um processo mais demorado do que na crise de 2008 e 2009, e que as políticas de austeridade implementadas por vários países já mostraram seus limites. "Agora, temos crise crônica, com redução muito grande dos mercados", afirmou.

Dilma lembrou que "todos enfrentam conjunturas difíceis" e o Brasil não abre mão de estímulos fiscais, "porque temos situação bastante estável: relação dívida/PIB de 35%, inflação sob controle e reservas significativas". Ela completou, o "Brasil gasta seu Orçamento num processo de melhoria das condições macroeconômicas, investindo em gargalos de infraestrutura e procurando manter ganhos sociais". A presidente afirmou que as medidas tomadas no Brasil permitiram diminuir internamente os efeitos da crise global.

Agenda

Nesta quarta (12), o o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participam do Fórum pelo Progresso Social – O Crescimento como Saída para a Crise, organizado pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean Jaurès. Foram convidadas 25 pessoas consideradas de destaque internacional.

Lula participará da mesa-redonda "Reflexões para o Futuro" e Mantega dos debates sobre justiça social em uma economia globalizada.

Da Redação em São Paulo
Com Agências