Quixadá: Mulheres debaterão alternativas de enfrentamento à seca

A seca, hoje, aflige trabalhadores(as) rurais de todo Ceará. Mas, para tentar encontrar alternativas produtivas e de enfrentamento da estiagem, cerca de 120 mulheres – moradoras de Quixadá, Pacatuba e Ocara, se reunirão nesta quinta-feira (13) e sexta-feira (14), em Quixadá, no III Encontro Territorial do Projeto A Força da Mulher.

Durante esses dois dias, além de debater sobre "Economia Feminista e Solidária”, as participantes se reunirão com outras produtoras para a realização da III Feira Feminista e Solidária do Sertão Central.

As atividades contam com a realização do Centro de Estudos, Articulação e Referência sobre Assentamentos Humanos (CEARAH Periferia) e Esplar – Centro de Pesquisa e Assessoria, com financiamento da União Européia e apoio da Prefeitura de Quixadá, Marcha Mundial das Mulheres e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá.

O III Encontro Territorial acontece na Rua José Queiroz Pessoa, 234 (em frente à Quadra Municipal), em Quixadá. Já a III Feira Feminista e Solidária será realizada no dia 13, das 19h às 21h, na Praça dos Leões, e 14, das 7h ao meio-dia, na Praça da Catedral. Além dos debates e das feiras, as mulheres prestigiarão uma exposição fotográfica, atividades culturais, musica e dança. Não faltará o que apreciar, principalmente, a garra de mulheres que lutam por uma melhor qualidade de vida no Sertão e modelos de desenvolvimento sustentável.

Toda a programação é pautada na importância da organização dessas e de outras mulheres para o enfrentamento dos problemas, maior impulso na geração de renda e fortalecimento da autonomia feminina. Em um ano no qual mais de 178 municípios cearenses decretaram situação de emergência por causa da seca, a atividade se propõe a discutir a convivência com o semiárido e o papel do Estado na construção de políticas públicas que fortaleçam também a agricultura familiar.

Edições

Além de Quixadá, o projeto "A Força da Mulher” realizou o II Encontro Territorial em Pacatuba (Modelos de Desenvolvimentos para o Campo e a Organização das mulheres) nos dia 30 de novembro e 1º de dezembro. Já o I Encontro Territorial (Soberania Alimentar e Energética) aconteceu, nos dias 23 e 24 de novembro, em Ocara.

O projeto

A FORÇA DA MULHER é uma iniciativa que visa contribuir com o fortalecimento político e econômico de grupos de mulheres no Interior do Ceará, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento local sustentável, geração de renda e garantia de direitos sociais. O objetivo inicial é capacitar 900 mulheres – 300 em cada município – para uma atuação política qualificada e em práticas de geração de renda, baseadas em grupos comunitários e/ou empreendimentos coletivos solidários.

Dentre os resultados esperados estão: o aumento e reforço da participação de mulheres na economia local, com efetivação de empreendimentos coletivos e solidários, o fortalecimento e/ou criação de uma cooperativa em cada um dos municípios, contemplando a participação política feminina nas decisões e a constituição de grupos de mulheres com capacidade política e de articulação para reivindicar uma atuação efetiva nos espaços e formulação de políticas públicas sustentáveis nas localidades.

Fonte: Adital