Jovem sobe em telhado e ameaça atear fogo em casa ocupada

Desesperada com a possibilidade de ser retirada da casa que ocupa no Residencial Jacinta Andrade, zona sul de Teresina (PI), uma jovem de 15 anos ameaçou atear fogo no imóvel e cometer suicídio. O caso mobilizou populares e policiais no início da manhã desta sexta-feira (14), quando foi deflagrada a operação de reintegração de posse de mais de 100 casas.

Sem ter para onde ir, Deusa Rodrigues trancou a irmã mais nova em casa e subiu para o telhado. A jovem levou consigo gasolina e um isqueiro.

Após intensa negociação, a adolescente foi convencida por outros ocupantes a descer. Levada para o escritório que a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) improvisou na sede do 13° Batalhão da Polícia Militar, recebeu poucas garantias.

"Disseram que vão me incluir em um cadastro e talvez em quatro ou cinco anos eu ganhe uma casa. O problema é que eu já sou cadastrada", disse a jovem, que ameaçou: "Se duvidar, eu subo de novo na casa."

Na rua

O problema da adolescente é o mesmo de centenas de outras pessoas. Ao deixar a casa ocupada, Deusa e a família não têm para onde ir. No 13° BPM, centenas de mães com filhos pequenos tentam encontrar uma solução. Várias delas alegam não ter recebido a notificação para deixar os imóveis.

Das mais de 100 famílias que serão desabrigadas, somente 30 têm algo em vista. Elas foram contempladas com apartamentos no Alto da Felicidade, região da Nova Teresina, zona norte da capital. A construção dos imóveis sequer foi iniciada.

Fonte: Portal O Dia