Nilton Vasconcelos vai à Brasília pedir auxílio para os demitidos

O titular da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE-BA), Nilton Vasconcelos, participou de uma reunião com o Ministério do Trabalho e o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), na última quinta-feira (13/12), em Brasília, para tratar das demissões em massa da fábrica Vulcabras/ Azaleia, no interior da Bahia.

A intenção da SETRE é conseguir, pelo menos, adicionar duas parcelas de salários ao seguro-desemprego que será recebido pelos 3.500 trabalhadores demitidos, com o fechamento da empresa. Além disso, Nilton propõe que o benefício também seja estendido a todos os funcionários que já foram desligados da fábrica, em outras demissões em massa.

“Assim, quem tem direito a 3 parcelas, passaria a ganhar 5, por exemplo. Isso é necessário porque esses trabalhadores dificilmente retornarão ao mercado rapidamente. Em alguns municípios, a fábrica chega a representar 80% dos empregados e a maioria é de trabalhadoras”, justifica o secretário.

A proposta do governo baiano ainda será apreciada pelo Ministério do Trabalho e pelo Codefat, mas há sinais positivos de que ela seja aceita, segundo Nilton. “O encontro foi muito favorável. Não foi aprovado nada, mas o próprio ministro já antecipou que poderá baixar uma resolução e garantir o benefício” conta.

A Vulcabrás/ Azaleia, da indústria calçadista, anunciou o fechamento de 11 das 12 unidades do parque industrial que tem instalado na região de Itapetinga, na região Centro-Sul da Bahia, abrangendo as cidades de Caatiba, Itambé, Macarani, Itororó, Iguaí, Potiraguá, Ibicuí, Itaranti e Firmino Alves.

O caso também foi denunciado pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Uma audiência pública foi marcada para a próxima terça-feira (18), na Casa Legislativa, para discutir o assunto.

De Salvador,
Erikson Walla