Projeto fomenta geração de renda para mulheres do Bolsa Família

O Banco Comunitário de Pajuçara, distrito de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, lança, oficialmente, nesta terça-feira, dia 18, às 14h, o projeto “Empreendendo na Comunidade”. Trata-se de um conjunto de políticas e ações com o objetivo de promover cidadania e geração de renda para mulheres inscritas no programa Bolsa Família, do Governo Federal.

O Programa, que tem apoio do Governo do Estado e da Caixa Econômica Federal, oferece capacitação e crédito com a finalidade de promover a emancipação socioprodutiva e financeira das beneficiárias. De acordo com o Coordenador executivo do Banco Paju, Eudásio Alves, as mulheres têm acesso a um primeiro crédito de até R$ 1 mil, além de cursos sobre finanças pessoais, gestão de pequenos negócios e técnicas para melhorar seu empreendimento. Ao final do curso, as alunas irão receber o acompanhamento de consultores especializados como profissionais da área de vendas, contadores, advogados e administradores de empresas.

“Buscamos com essa iniciativa despertar e estimular nas mulheres sua capacidade empreendedora, potencializar as atividades produtivas que já existem, minimizando progressivamente o estado de pobreza e miséria em que se encontram. Só em Maracanaú, são cerca de 20 mil mulheres que dependem da verba do Governo Federal.”, reforça o Coordenador do Banco Paju.

O projeto “Empreendendo na Comunidade” começou a ser executado em outubro desse ano e já atende Maracanaú, Cascavel, Caucaia, Pacajus, Itaitinga e Maranguape. A iniciativa tem capacidade de beneficiar 9 mil mulheres em 11 municípios da Região Metropolitana.

Para participar do projeto, é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família ou o comprovante de Inscrição do NIS, cópia de RG, CPF e comprovante de residência e participar de um encontro de apresentação do projeto.

Durante o encontro, haverá uma feira de apresentação dos produtos das mulheres já atendidas pelo projeto do Banco Paju, além de exposição de produtos e serviços na área do comércio e de serviços, atividades ligadas à beleza, ao artesanato, ao vestuário e à alimentação.

Banco Paju

O Banco Paju foi fundado em dezembro de 2006. Ao longo de sua história a instituição se destaca pela realização de diversas Feiras Solidárias, exposições e apresentações culturais. Em 2007 foi implantada a moeda social “Maracanã” ao valor de R$ 1 e que circula na comunidade.

Em Pajuçara, o Instituto Paju já ajudou a implantar e apoiar no desenvolvimento de várias pequenas empresas comunitárias de confecção, material de limpeza, couros, artesanato, produtos de higiene e produtos de beleza e Rede Associativas. As ações do Instituto Paju consistem na concessão de crédito, capacitação para o empreendedorismo, acompanhamento técnico, articulação de parcerias e canais de comercialização dos produtos.

Para demonstrar a amplitude e atuação do projeto, o Banco Paju recebeu ao longo dos últimos três anos, visitas do Governo da Venezuela, além de estudantes de mais de 40 países, da TV pública da Áustria, da Universidade Americana de Columbia, do Governo do Acre e instituições locais. (Com informações da assessoria de imprensa do evento)

Serviço

Lançamento oficial do Projeto "Empreendendo na Comunidade"

Data: 18 de dezembro 2012
Local: Escola Profissionalizante Maria Carmen Vieira – Rua Maria Vieria, 150. Pajuçara, em Maracanaú.
Hora: às 14h

Fonte: Agência da Boa Notícia