Dilma critica ataques a Lula; Rui Falcão conclama petistas

A presidenta Dilma Rousseff repudiou as denúncias feitas pelo publicitário Marcos Valério sobre o envolvimento do ex-presidente Lula no escândalo do “mensalão”, durante uma coletiva conjunta com o presidente francês, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na mesma semana, o presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão, conclamou a militância a defender o ex-presidente das novas acusações do empresário Marcos Valério.

As declarações da presidenta ocorrem em 11 de dezembro. Dilma respondeu à pergunta feita por um jornalista brasileiro dizendo que “considerava lamentável as tentativas de desgastar a imagem” do ex-presidente. “É sabido a minha admiração, o meu respeito e a amizade que tenho pelo presidente Lula”, disse. Por isso, repudiava “todas estas tentativas de tentar destituí-lo da imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem”, disse.

Ela ainda afirmou que o presidente Lula é respeitado porque “desenvolveu o país” e foi “responsável pela distribuição de renda mais expressiva dos últimos anos”. “Respeito pelo que ele fez internacionalmente, pela sua extrema amizade com a África, pelo seu olhar para a América Latina e pelo estabelecimento de relações iguais com os países desenvolvidos do mundo.”

Dilma ainda acrescentou que esta era uma questão que não deveria responder no exterior, “mas que não poderia deixar de assinalar que eu considero lamentável estas tentativas de desgastar a imagem do presidente Lula. Lamentável.”

Ela foi aplaudida, ao final de sua resposta, por algumas pessoas presentes, entre elas, membros da comitiva brasileira.

Hollande também defende Lula

O chefe de Estado francês também defendeu Lula dizendo que ele tem na França “uma imagem considerável, de um homem que sempre defendeu os princípios de justiça e de solidariedade”. Holande afirmou que o ex-presidente brasileiro garantiu um desenvolvimento econômico “excepcional” para o país.

“Aqui o presidente Lula é visto como uma referência”, completou Holande. Dilma agradeceu a manifestação de apoio do chefe de Estado com um “obrigada, senhor”, em francês.

Solidariedade petista

No mesmo dia das declarações da presidenta, 11 de novembro, o presidente do PT, Rui Falcão, divulgou um vídeo em que conclama a militância do PT a defender o ex-presidente.

"Eu conclamo toda a nossa militância, nossos parlamentares e nossos governadores a expressarem a sua indignação diante de mais esse ataque, essa sucessão de mentiras envelhecidas que a mídia conservadora, com setores do Ministério Público, insiste em continuar veiculando. Eu deixo aqui, portanto, a solidariedade do PT ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dizer que, ao mesmo tempo, repelimos essa campanha de calúnia que está sendo veiculada na mídia."

O vídeo foi postado no site do PT logo após Rui Falcão divulgar uma nota de repúdio na qual classificava as novas declarações de Valério como "desespero" para tentar reduzir sua pena no processo do “mensalão”. O empresário foi condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal, acusado de cometer os crimes de corrupção, peculato, evasão de divisas, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Na gravação de 1min45s, o dirigente petista voltou a chamar o depoimento do empresário de "sucessão de mentiras envelhecidas" e a questionar a credibilidade das revelações de uma pessoa "condenada" pelo Supremo. Segundo Rui Falcão, a maioria dos brasileiros está "indignada" com as acusações contra Lula.

"Não apenas eu, como presidente do PT, mas eu acho que a maioria dos brasileiros e brasileiras está indignada neste momento. Indignada porque uma pessoa como o presidente Lula, que mudou a face do Brasil e ajudou a tirar milhões de pessoas da miséria, que reforçou a nossa democracia, é agora atacado por uma pessoa que está condenada, não tem nenhuma credibilidade, e calunia nosso presidente", disse.

Vazamento

O dirigente petista também voltou a criticar o Ministério Público por ter vazado o depoimento para a imprensa: "O pior é o vazamento de um suposto depoimento por pessoas do Ministério Público querendo colaborar com essa campanha terrível de tentar incriminar o nosso partido".

Na nota da Direção Nacional do PT, Rui Falcão havia lamentado o espaço dado pelos meios de comunicação para as denúncias do operador do mensalão. "Caso essas declarações efetivamente tenham sido feitas em uma tentativa de 'delação premiada', deveriam ser tratadas com a cautela que se exige nesse tipo de caso. Infelizmente, isso não aconteceu", dizia o texto.

Com o novo depoimento, Valério pretendia se beneficiar da delação premiada – quando o réu colabora com a Justiça contando mais detalhes do crime em troca da redução do tamanho da sua pena. A colaboração de última hora, no entanto, pode render ao empresário benefícios em outros processos, mas não no julgamento do “mensalão”.

Fonte: Da Redação, com agências

Saiba mais:
Ataques a Lula comprovam desespero da direita nestas eleições
Ricardo Berzoini: Lula voltará sem medo de ser feliz
Mino Carta: Oposição dá início à Operação 2014
"O povo vai se mobilizar em defesa do Lula"
Renato Rabelo: atacar Lula é atacar o povo e nós iremos responder