China apoia decisões do povo sírio e incentiva arranjo político

 A China expressou nesta terça (18) que respeita as decisões do povo sírio e mantém uma atitude aberta e positiva para qualquer arranjo político que seja aceito pelas partes em conflito nesse país árabe.

Hua Chunying, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, fez estes comentários depois que o vice-presidente Farouk Al-Sharaa disse que nem o exército governamental nem as forças da oposição poderiam assegurar uma vitória definitiva e convocou um arranjo político negociado da crise.

"A China sempre tem dito que a força não solucionará a situação na Síria. A única solução transita pelo arranjo político", acrescentou a porta-voz, que pediu às partes o cessar fogo e o fim da violência.

Hua recomendou às partes que comecem, a partir das bases traçadas pelo comunicado do Grupo de Ação de Genebra, a iniciar conversas o quanto antes possível, negociando e formulando um mapa de rota para a transição política.

A diplomata chinesa chamou as facções a criarem um corpo administrativo de transição com ampla representação, que implemente a transição política e ponha fim rapidamente à crise na Síria.

Ela reiterou que a China está aberta a qualquer plano de arranjo político que seja aceito pelas partes dessa nação.

Fonte: Prensa Latina