Jamil Murad: PCdoB na Câmara, um olhar para o povo paulistano

O mês de dezembro encerrará quatro anos de um trabalho vitorioso da Bancada do PCdoB na Câmara Municipal, um saldo positivo não apenas para o partido, mas para o fortalecimento do parlamento paulistano e para a busca de melhores condições de vida para os nossos cidadãos.

Por Jamil Murad*

No ano de 2011, nossos dois votos foram decisivos para a renovação da mesa diretora, que acabou com anos de hegemonia do grupo conhecido como “Centrão”, responsável por uma política clientelista e anacrônica. A participação do PCdoB nesse processo levou Netinho de Paula à Primeira-Secretaria, fortaleceu a proposta progressista e ampliou o diálogo com as demais forças. Com essa mudança na condução da Casa, foi possível empreender uma nova forma de gestão, mais democrática, participativa e aberta à população.

Como líder do PCdoB, procurei contribuir com este processo e ao longo desses anos, o partido se fortaleceu na Câmara, ganhando cada vez mais espaço nas articulações políticas e no diálogo com os mais variados setores sociais. Na busca por uma cidade mais humana, nossos mandatos privilegiaram as causas do povo, especialmente das parcelas desassistidas.

Em 2011, presidi a Comissão de Direitos Humanos. À sua frente, pude participar diretamente de diversas lutas, como o enfrentamento ao crack. Para entender a questão e oferecer saídas adequadas, fizemos importantes debates com especialistas e ajudamos a mobilizar a sociedade, partindo do princípio de que os dependentes merecem respeito, tratamento digno nas áreas da saúde física e mental e reinserção familiar e social. Ao mesmo tempo, nos opusemos frontalmente à política adotada pelos governos estadual e municipal que resultou em ações desastrosas da PM na cracolândia no começo de 2012.

A saúde, frente de atuação na qual sempre estive presente, foi outra questão à qual pude me dedicar com afinco, especialmente a partir do momento em que passei a presidir a Comissão de Saúde, no início deste ano. Ao longo de todo o mandato, foi possível aprofundar o debate e apresentar sugestões para a melhoria da saúde pública, com destaque para a necessidade de suprir a falta de médicos, de aprimorar o atendimento em urgência e emergência e de garantir que a Secretaria da Saúde tenha papel central na gestão do SUS municipal.

Também foram pontos centrais de nossa atuação o apoio às famílias vítimas de enchentes e a luta por melhorias urbanas que eliminassem este flagelo. Da mesma maneira, debatemos o problema da mobilidade urbana e a necessidade de São Paulo investir na ampliação da sua rede de transporte público.

Ao lado de tudo isso, apresentei projetos importantes de estímulo à leitura; de ensino de direitos humanos nas escolas; de inserção da psicologia e da assistência social no processo educacional; de maior transparência na gestão da saúde; de valorização da memória e da verdade por meio de projetos que possibilitam a mudança dos nomes das ruas que homenageiem violadores dos direitos humanos e a afixação de placa no Cemitério de Perus lembrando os que tombaram lutando contra a ditadura.

Além disso, trabalhei e votei pela aprovação de outros projetos importantes para a cidade, como o IPTU Progressivo, que permite aumentar o número de imóveis com finalidade social no centro da cidade, e o alvará provisório, que possibilita aos pequenos empreendedores continuarem de portas abertas enquanto buscam regularizar sua situação junto à Prefeitura.

Para além das questões cotidianas da atuação parlamentar, sempre encarei a política como uma ferramenta de transformação social; portanto, acredito que qualquer mandato exercido deve estar vinculado a uma visão mais ampla da sociedade. Neste sentido, por entender que o Brasil e a cidade de São Paulo precisam caminhar rumo ao desenvolvimento com distribuição de renda, me dediquei à eleição de Dilma Rousseff em 2010 e, agora, à de Fernando Haddad e Nádia Campeão à Prefeitura.

Chego, portanto, ao término deste mandato com uma grande gratidão ao povo paulistano e, principalmente, com a certeza de que continuarei na luta iniciada há mais de 40 anos em favor de uma sociedade mais justa, humana, solidária e socialista.

*Jamil Murad é vereador e líder do PCdoB/SP na Câmara.