Renato Rabelo: “Enfrentar os ataques do conservadorismo”

A Comissão Política Nacional do PCdoB reuniu-se em São Paulo nesta segunda-feira (17) para analisar a situação atual e iniciar o debate em torno do projeto político eleitoral do Partido para 2014.

O presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, ao fazer a abertura da discussão, partiu das decisões tomadas na última reunião do Comitê Central de 24 de novembro. Citando o documento "Mobilizar a Nação pelo Desenvolvimento e a Democracia", o líder comunista reafirmou que a direção partidária adotou resoluções justas e consentâneas com a realidade brasileira.

Rabelo afirmou que "não podemos subestimar o sistema de oposição institucional e a mídia monopolizada brasileira que tramam para interromper o ciclo político inaugurado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003".

Com este objetivo, na opinião do presidente do PCdoB, estas forças oposicionistas tentam desacreditar a liderança de Lula, procuram reescrever a história recente do país e empreendem um esforço para desqualificar as justas medidas tomadas pela presidenta Dilma Rousseff no sentido de enfrentar no país os reflexos da crise do capitalismo que varre o mundo desde 2008.

De acordo com Renato Rabelo, as forças progressistas e democráticas estão diante de duas tarefas: enfrentar os ataques do conservadorismo e deslindar um caminho próprio do Brasil para enfrentar a crise.

Os setores direitistas – que dão voz ao sistema rentista contrariado pelas decisões recentes da política macroeconômica adotada pelo governo – querem criminalizar o que chamam de "lulopetismo" para tentar se recuperar das grandes derrotas eleitorais e políticas sofridas pelos partidos oposicionistas (PSDB, DEM, PPS) nas eleições deste ano.

Desta maneira, prosseguiu Renato Rabelo, a oposição de direita faz movimentos táticos no sentido de desviar o centro de sua atuação para o campo jurídico-institucional, criminalizando a política, os partidos progressistas e as maiores lideranças atuais do Brasil – o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff. Rabelo lembrou que segundo as pesquisas mais recentes, divulgadas no último fim de semana, o apoio popular a estas lideranças não para de crescer.

No afã de judicializar o quadro político nacional, a oposição vislumbra um sistema em que o Judiciário é o vértice da pirâmide e os outros dois poderes a ele devem se submeter. Com a decisão desta segunda-feira do Supremo Tribunal Federal de concluir a votação pela cassação dos mandatos de três parlamentares da Câmara dos Deputados, esta disputa constitucional poderá se elevar a um novo e perigoso patamar. Vai se criando, diz Renato, um ambiente de medo e instabilidade, num processo parecido com o que se instalou no auge da Guerra Fria nos Estados Unidos com o Macartismo.

A vulgarização da delação premiada cria uma reação em cadeia, promovendo a insegurança jurídica e a instabilidade institucional. Enquanto isso, no plano econômico, Renato Rabelo constata que a construção de um novo modelo de desenvolvimento está a exigir um novo pacto político. Com a queda sucessiva da taxa de juros no Brasil, a adoção de uma política de câmbio administrado e de desestímulo ao capital especulativo, as novas regras da poupança e os estímulos à produção industrial e ao consumo, estão sendo criadas as bases para a mudança da lógica da formação do lucro no país, afirma Rabelo. Todas estas e outras medidas governamentais desencadearam forte reação do rentismo, capitaneadas pelos editoriais dos jornalões da mídia conservadora e até da revista inglesa The Economist, que pediu a cabeça do atual ministro da Fazenda Guido Mantega.

É por isso tudo que a oposição concentra seus ataques em Lula, na presidenta Dilma e luta para alterar a política macroeconômica do governo. Da parte das forças progressistas, insistiu Renato, é preciso destravar a desconfiança que ainda se encontra no setor empresarial. Com a política de redução do custo da energia elétrica adotada por Dilma, foi possível uma aproximação da Fiesp, por exemplo, com o governo. Os trabalhadores e suas centrais sindicais, por seu turno, também deverão se mobilizar para apoiar estas medidas que favorecem a população e a indústria, instou Renato.

Neste quadro o PCdoB, segundo Renato Rabelo, tem uma responsabilidade histórica de barrar o retrocesso e a investida reacionária que procura ganhar expressão. A presidenta Dilma merece apoio na luta para que o Brasil atinja um novo patamar de desenvolvimento nacional.

Com informações da assessoria da presidência nacional do PCdoB