Sem categoria

Secretaria Nacional da Mulher: balanço e perspectivas 2012-2013

O ano de 2012 marcou importantes acontecimentos para a luta emancipacionista no PCdoB. Ainda no mês de março, participamos destacadamente das comemorações do 8 de Março e dos 90 anos do Partido.

Mensagem de Fim de Ano - Secretaria da Mulher

Em maio, realizamos a 2ª Conferência Nacional do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher em Brasília, DF. O evento reuniu cerca de 400 participantes na plenária final, representantes dos quase 15 mil militantes reunidos nas bases do Partido durante todo o processo. Na ocasião também foi eleito o Fórum Nacional Permanente Sobre a Emancipação da Mulher d PCdoB, além das resoluções da própria Conferência.

A Secretaria Nacional da Mulher lançou a Pesquisa com o Perfil da Mulher Comunista, realização ambiciosa que entrevistou 1001 camaradas do PCdoB por todo o Brasil e que nos possibilitou estabelecer um retrato mais aprofundado da nossa militância feminina.

Tivemos atuação intensa no campo das relações internacionais. Estivemos presentes à reunião do Foro São Paulo, onde aconteceu o 1º Encontro de Mulheres, nos marcos deste Foro, em Caracas-Venezuela, de 2 a 6 de julho. Participamos também do Encontro Mesoamericano de Mulheres de Esquerda e Progressistas, promovido pela COPPPAL e com participação de representantes da Argentina, Brasil, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Peru e República Dominicana. Algumas destas representantes pertencem também a partidos do Foro São Paulo.

Realizamos também dois vitoriosos seminários. O primeiro, “80 anos do voto feminino no Brasil: balanço e perspectivas” ocorreu em setembro em São Paulo e abordou a trajetória de lutas das mulheres brasileiras pela conquista dos plenos direitos políticos, ao passo em que vivíamos um processo eleitoral, onde a subrepresentação feminina ainda era (e é) uma realidade.

No seminário “Poder e Políticas Públicas para as Mulheres”, realizado entre 8 e 9 de dezembro, reunimos cerca de 150 comunistas de todo o Brasil, sobretudo vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas eleitas no pleito de outubro, para abordar a participação feminina nos espaços públicos de poder e decisão e a necessidade de fortalecer as políticas públicas para as mulheres, especialmente a partir da Plataforma Eleitoral “Cidades mais humanas e democráticas com Políticas Públicas para as Mulheres”, elaborada pela Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB, divulgada para as eleições de outubro.

Mal encerramos 2012 em já estamos a toda carga para 2013! Está previsto ainda para o primeiro trimestre o lançamento do livro que reúne as principais produções teóricas das e dos comunistas sobre a emancipação da mulher desde a década de 80 até os dias de hoje. Em 2013 também que serão lançados o Curso Básico Sobre a Emancipação da Mulher em DVD e o Curso Intermediário Online, a ser realizado em plataforma virtual.

O próximo ano nos reserva muitas lutas e, acima de tudo, nosso mais importante momento da vida partidária: a realização do 13º Congresso do PCdoB. É imprescindível que toda a militância se engaje decisivamente neste processo, mobilize, organize e debata os rumos do nosso Partido. É o momento-chave para o fortalecimento das mulheres e da luta emancipacionista!

Que venha 2013!

Boas festas e muita luta!

Liège Rocha
Secretária Nacional da Mulher do PCdoB