IFCE oferta 1.840 vagas na 1ª chamada do Sisu

50% das vagas estão destinadas ao atendimento da lei das cotas

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o quantitativo de vagas a serem ofertadas na 1ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), para 2013.1. Ao todo, 17 campi do IFCE possuem 1.840 vagas a serem preenchidas, distribuídas em 57 cursos de graduação.

Do total de vagas, 907 são destinadas à ampla concorrência e outras 933 serão preenchidas por meio das cotas sociais, em atendimento à Lei Federal nº 12.711 (lei das cotas). A relação completa dos cursos, dos campi e seus endereços encontram-se no Termo de Participação disponível no portal do IFCE na internet. (http://www.ifce.edu.br/editais-concurso-7.html).

O pró-reitor de Ensino do IFCE, Gilmar Lopes Ribeiro, esclarece que o calendário de inscrições e matrículas no Sisu referente ao primeiro semestre de 2013 ainda não foi divulgado pela organização do sistema. “Quando houver essa divulgação, repassaremos à sociedade para que nenhum dos contemplados com as vagas deixe de proceder com a sua respectiva matrícula, bem como a documentação necessária, meios e os locais para a devida efetivação”, afirma o pró-reitor.

O Sisu, no IFCE, consta de duas seleções por ano, no início de cada semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa, e feita pela internet no site do sisu. A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do sistema ofertam vagas em seus cursos de graduação (tecnológicos, de licenciatura e bacharelado). Ao fim do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

Sobre a Lei de Cotas

Em atendimento à Lei nº 12.711, a partir de agora, metade do total de vagas dos cursos ofertados pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) será preenchida pelo sistema de cotas instituído pelo governo federal. A outra metade permanece para ampla concorrência.

Cinquenta por cento das vagas será reservado para alunos que estudaram em escolas públicas durante todo o ensino fundamental (no caso dos cursos técnicos) ou o ensino médio (para os cursos superiores). As vagas reservadas são divididas igualmente em duas categorias: renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e sem renda declarada ou com ganhos acima desse valor. Cada uma dessas frações tem ainda quatro subdivisões proporcionais aos índices do último censo do IBGE, voltadas para os públicos de pretos, pardos e indígenas, que somados representam 66,75%, e para outras etnias, na medida de 33,25%.

Mais informações: Coordenadoria Geral de Seleção e Concurso do IFCE: (85) 3307.3659/3759

Fonte: IFCE