China combina civilização ecológica e desenvolvimento verde

As palavras "bonito" e "China" são parecidas no idioma chinês. Entretanto, quando colocado em conjunto, uma "bonita China" terá um significado diferente. Durante o último 18º Congresso do Partido Comunista da China foi reiterada a importância da construção de uma civilização ecológica e do desenvolvimento verde. Essas foram as palavras com maior repercusão entre os chineses.

parque eólico na mongólia interior

A Rádio China Internacional apresentou o poema sobre a baixa emissão de carbono recitado pelas crianças da Escola Primária da Zona de Alta Tecnologia da cidade de Baoding, na província de Hebei. O poema trata da preservação do ambiente e foi escrito por professores da escola, a sra. Gao. Ela lembrou que a educação sobre a preservação do meio ambiente deve ser feita desde criança. "Vamos estender ainda esse tipo de educação para toda a família. Isto é, como economizar água e energia em casa, também são ações de redução de emissão de carbono."

Este é um exemplo da promoção da redução de carbono entre cidadãos da cidade de Baoding. Nos últimos anos, a maioria das luzes na rua e semáforos foi adaptada para funcionar com energia solar. Dessa maneira, 17 mil toneladas de bióxido de carbono foram reduzidas anualmente. 

A redução da emissão de carbono é um conceito entre a população e também uma indústria. Como na Região Autônoma da Mongólia Interior, onde a energia eólica é uma das principais indústrias. Com uma capacidade instalada total de 10,9 milhões de quilowatts, é o local que mais utiliza energia eólica.

O Sr.Zhang, que trabalha numa empresa de energia eólica na Mongólia Interior, fez as seguintes declarações: "A utilização da energia eólica resultou da óbvia redução de emissões de carbono. Se forem produzidos 259 milhões de quilowatts de energia, a usina com energia eólica pode reduzir até 338 mil toneladas de bióxido de carbono e 2.470 toneladas de dióxido de enxofre, em comparação com a emissão da usina térmica."

No último Congresso do Partido Comunista da China, os líderes reiteraram a construção da civilização ecológica no processo de construção econômica, política, cultural e social. O relatório de trabalho deste congresso ainda apontou que devem ser realizados esforços para a construção de uma China bonita e para o desenvolvimento contínuo da nação chinesa.

O ministro de Preservação do Meio Ambiente da China, Zhou Shengxian, explicou as relações entre a civilização ecológica e desenvolvimento da bonita China. "Acho que a chave da construção da China bonita é a realização da prosperidade econômica, boa condição ecológica e felicidade da população, segundo a exigência da civilização ecológica e preservação ambiental." Durante o processo de desenvolvimento verde, a China exige a si própria um céu azul, uma terra verde e água limpa para as gerações futuras.

Fonte: Rádio China Internacional