Petrobras recebe prêmio internacional por apoio à cultura

A International Society for The Performing Arts (ISPA) acaba de anunciar a Petrobras como a premiada da edição 2013 do Angel Award. O prêmio homenageia as organizações que contribuíram de forma significativa e duradoura para o apoio às artes cênicas, ultrapassando as fronteiras do país e da instituição e que, por isso, merecem reconhecimento mundial. O prêmio será entregue no dia 16 de janeiro em Nova York. 

Petrobras recebe prêmio internacional por apoio à cultura - Agência Petrobras

Segundo a ISPA, a Petrobras construiu um modelo inovador de patrocínio e apoio para as artes e o patrimônio cultural do Brasil. Para a organização, a Companhia permite que o trabalho de artistas brasileiros seja visto por todo o país e ao redor do mundo.

A ISPA é uma associação internacional fundada há 65 anos nos Estados Unidos com mais de 400 representantes em 50 países. Entre os membros estão organizações artísticas, gestores, festivais, financiadores, consultores e outros profissionais que trabalham na indústria cultural.

Com a premiação, a Petrobras passa a integrar uma lista de homenageados que inclui, entre centenas de nomes estrangeiros, brasileiros como o pianista Nelson Freire, a atriz Fernanda Montenegro e o Grupo Corpo – que é patrocinado pela Petrobras desde 2000 –, vencedores da categoria Distinguished Artist Award (dedicado a artistas de notável talento).

A Petrobras e a Cultura

O apoio da Petrobras à cultura começou na década de 1980, quando a Companhia deu os primeiros passos na direção da música e das artes plásticas. Nos anos 1990, teve um papel importantíssimo na retomada do cinema brasileiro, do qual é grande parceira até hoje. Em 2001, lançou a primeira seleção pública de projetos em âmbito nacional.

O Petrobras Cultural, principal programa de patrocínios culturais do país, é realizado desde 2003, destacando-se pela democratização e pela transparência das seleções públicas. A Petrobras, ao longo desse caminho, destinou R$ 1,5 bilhão à cultura.

"Esse trabalho integrado e contínuo rendeu excelentes frutos. A empresa é reconhecida como a que mais apoia a cultura no país, por investir regularmente em ações voltadas para a produção, difusão e circulação dos bens culturais. Além disso, encontra-se presente na formação de novos públicos e de novas plateias, bem como na memória e na reflexão sobre a cultura, para a qual o olhar da empresa gira em 360º: preserva o passado, marca o presente e investe no futuro", resume Sérgio Bandeira de Mello, gerente de patrocínios da Petrobras.

Com informações da Petrobras