Líder feminista Zuleika Alambert morre aos 90 anos

A ex-deputada estadual Zuleika Alambert morreu nesta quinta-feira (27), no Hospital Rio, no Rio de Janeiro, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ela havia completrado 90 anos no último domingo e sofria de uma anemia crônica; na última terça-feira (25), passou mal, sendo internada.

zuleika

Ela foi uma das duas primeiras mulheres a se eleger, quando tinha 24 anos de idade, deputada estadual em São Paulo, em 1947, pelo Partido Comunista do Brasil (PCB). No ano seguinte, porém, Zuleika foi cassada junto com todos os deputados comunistas, depois que o partido teve seu registro cassado pela justiça eleitoral.

Antes de ser cassada, Zuleika apresentou um projeto que previa um abono de Natal aos trabalhadores assalariados e foi o embrião do 13º salário. Nos anos 1950 ela foi secretária-geral da Juventude Comunista. Após o golpe militar de 1964, Zuleika saiu do Brasil para fugir da repressão, exilando-se na Hungria e depois no Chile. Em Santiago, em 1971, participou do Encontro Mundial da Juventude contra a Guerra no Vietnã e ajudou a criar o Comitê de Mulheres Brasileiras no Exílio. Em 1973, após o golpe militar no Chile, recebeu asilo na Embaixada da Venezuela. No ano seguinte foi para Paris na condição de refugiada, sob a proteção da ONU. Em 1979, beneficiada pela Lei da Anistia, Zuleika voltou ao Brasil e passou a participar de movimentos de apoio às mulheres. Fundou o Conselho Estadual da Condição Feminina do Estado de São Paulo e coordenou a Comissão Estadual de Educação, Cultura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Escreveu livros como Uma jovem brasileira na URSS (1953), Estudantes fazem história (1964), Feminismo: O Ponto de Vista Marxista (1986) e Uma mulher na História (2004). Ultimamente, Zuleika era a inspiradora do movimento de mulheres do Partido Popular Socialista (PPS), particularmente o Núcleo de Gênero Zuleika Alambert.

Desde 2010 Zuleika estava com a saúde debilitada, inicialmente em função de uma fratura decorrente de uma queda. Ela também havia desenvolvido tumores no abdômen.

Com Agências