Luciano e Juliano: um novo caminho para Passo Fundo

Um governo para todos, comunicativo, democrático e eficiente. Assim, prefeito e vice comprometeram-se com a população passo-fundense para os próximo quatro anos de mandato, a fim de que a vida do cidadão melhore continuamente. 

Juliano roso - NILSON PELC

Os eleitos da coligação Juntos por Passo Fundo, que reúne 12 partidos, com exatos 39.872 votos, foram empossados para assumir um importante passo para o município. Com a mesa presidida por Marcio Tassi, presidente da Câmara de Vereadores; Lizandra Cericato Villarroel, representante do Poder Judiciário; José Carlos Carles de Souza, reitor da Universidade de Passo Fundo; João Darci Gonçalves, comandante regional da Brigada Militar; Alexandre Gehlen, presidente da OAB Passo Fundo; e o deputado estadual Diógenes Basegio, representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; Luciano Azevedo (PPS – Partido Popular Socialista) e Juliano Roso (PcdoB –Partido Comunista do Brasil) foram efetivados a prefeito e vice-prefeito de Passo Fundo.

A solenidade foi prestigiada por autoridades de diversos segmentos, partidários, familiares e eleitores. Motivo tal, que Luciano ressaltou como fundamental para ele e Juliano assumirem a administração da cidade. “Vamos, eu e o Juliano, junto com a comunidade, escrever por quatro anos mais um capítulo da história da nossa Passo Fundo. Faremos isso valorizando as conquistas que a cidade já teve, respeitando biografias e lembrando sempre que somos hoje o resultado do esforçoe do trabalho daqueles que nos antecederam”, enfatizou o prefeito, que relembrou que há exatos 20 anos ingressava na Câmara de Vereadores para o primeiro de seus seis mandatos, sendo uma data memorável.

Ainda, em seu discurso, Luciano agradeceu o respeito e confiança de Juliano e o anunciou como o responsável pelas relações com o Governo Estadual e Federal. Por sua vez, uma das grandes novidades do governo anunciada por Juliano foi a criação imediata do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que dará mobilidade e canais de interação entre governo e comunidade.

Depois de três mandatos como vereador, o vice-prefeito não escondeu a motivação e a alegria. “Estou feliz porque é uma honra chegar nesta função e ter sido eleito pelo povo, o povo que vem me conduzindo aos espaços públicos. Estou muito consciente de nossa responsabilidade e tenho certeza que eu e Luciano faremos um trabalho muito preciso e diário para construir uma cidade mais humana, fraterna e justa socialmente.Este é o nosso grande desafio, fazer com que a cidade consiga resolver não só as questões econômicas, mas também as questões de justiça social ede humanismo”, ressaltou Juliano.

“Passo Fundo tem problemas, mas tem soluções”

A frase dita pelo prefeito Luciano sintetiza o governo planejado por ele e Juliano durante a campanha eleitoral. O projeto de mudar o que não está bom, continuar o que está e fazer o que ainda não foi feito, coloca Passo Fundo em um novo caminho de desafios para resultados em questões cruciais.

“Vamos responder essa confiança do povo com muito trabalho e dedicação. Queremos ser uma administração que ouve muito, para assim, honrar com os nossos compromissos e demandas que surgirem”, destacou Juliano.

As transformações da cidade, da política, além das conquistas de Passo Fundo foram reconhecidas para apontar agora o início de uma fase, uma fase em que um novo projeto será colocado em prática.

“Queremos fazer isso com um modelo novo. Novo porque propões manter o que vai bem e mudar o que não está. Novo é fazer o que nunca foi feito. Novo, para nós, é olhar a cidade de um jeito diferente. Olhar primeiro o cidadão, o ponto de partida para tudo que tem que ser feito. Novo é pensar com todos. É buscar as melhores cabeças para trabalhar por Passo Fundo, sem se preocupar se elas são deste ou daquele partido”, frisou Luciano.

Transição
O prefeito da gestão 2009/2012, Airton Lângaro Dipp, fez seu discurso de despedida colocando-se a disposição de Luciano e Juliano para tudo o que for necessário para Passo Fundo crescer, além de observar que o município continuará em boas mãos. Portanto, Dipp e seu vice-prefeito, Rene Cecconello, assinaram a transição do mandato, seguido da assinatura de compromisso de Luciano e Juliano. Em um breve discurso, ambos empossados reiteraram o compromisso com a democracia e com uma administração que primará pela eficiência da comunicação, de planejamento e de resultados.

Os escalões
A próxima etapa consistiu na posse dos 20 secretários e demais autarquias que compõem a funcionalidade total da equipe de trabalho. A escolha do secretariado e órgãos secundários foi ressaltada por Luciano como uma escolha com apostas para o melhor, em que cada profissional será avaliado e terá de apresentar metas traçadas. Confira os secretários e dirigentes:

Gilberto Bedin, secretário de Finanças
Adolfo Freitas, presidente da Procuradoria Geral do Município
José Ernani de Almeida, secretáriode Desporto e Cultura
Daniel Benvegnú Lé, presidente da Funzoctur
Marlise Lamaison Soares, secretária de Administração
Gilmar Teixeira Lopes, secretário de Segurança Pública
Ana Paula Wickert, secretária de Planejamento
Cristiam Thans, secretário de Transportes e Serviços Gerais
Enilson Silva Gonçalves, secretário de Meio Ambiente
João Antônio Bordin, secretário de Obras
Gilberto Dornelles Gosh, chefe de Gabinete
João Campos, secretário de Habitação
Carlos Eduardo Lopes da Silva, secretário de Desenvolvimento Econômico
Tadeu Karczeski, presidente da Codepas
Edimilson Brandão, secretário de Educação
Liliane Rebechi, secretária do Interior
Luiz Artur Rosa Filho, secretário de Saúde
Fabiano Bolner, diretor do Hospital Municipal
Jaderson Pires, diretor do Hemopasso
Neli Formighieri, secretária de Cidadania e Assistência Social
Luciana Meneghetti, coordenadora Departamento de Comunicação Social
Ginez, de Campos, coordenador dos Conselhos Municipais
Édison Nunes, coordenador de Projetos Especiais e Captação de Recursos

De Passo Fundo,
Fabiola Hauch