Metalúrgicos de São José pedem apoio do prefeito contra demissões

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior paulista, aguarda resposta do prefeito Carlinhos de Almeida (PT) a um pedido de reunião nesta quinta-feira (10) para discutir alternativas que impeçam a demissão de 1.840 trabalhadores da fábrica da General Motors. A reunião não foi confirmada pela prefeitura.

Nesse mesmo dia, às 9h, os trabalhadores vão realizar assembleia na porta da fábrica, para discutir as reivindicações e organizar as próximas manifestações. De lá, seguirão em passeata para a porta do prédio da prefeitura, no centro da cidade, onde pretendem esperar o resultado da reunião com o prefeito.

“Gostaríamos que o prefeito Carlinhos recebesse o sindicato e uma comissão de trabalhadores da GM para tratarmos da defesa desses empregos em nossa cidade”, disse o presidente do sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Ao todo, 1.840 trabalhadores correm o risco de ser demitidos em decorrência do fechamento do setor de Montagem de Veículos Automotores, onde é feito o modelo Classic, cuja produção será transferida para a Argentina. Em novembro, a empresa e o sindicato negociaram a prorrogação do lay-off (suspensão do contrato de trabalho) de 970 trabalhadores até o próximo dia 26.

Durante a campanha eleitoral, Carlinhos participou de manifestações dos trabalhadores e se comprometeu a defender os empregos dos metalúrgicos, segundo o sindicato. No final do ano passado, a entidade já havia enviado um ofício ao então prefeito, Eduardo Cury (PSDB), pedindo reunião sobre o caso, o que não ocorreu. O secretário-geral do sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha, disse que “a expectativa é que, desta vez, a reunião aconteça”.

O encontro solicitado pelo sindicato não prevê a participação da GM. A assessoria de imprensa afirmou que a empresa não chegou a falar em demissões, mas em um excedente de 1.800 trabalhadores, comunicado ao sindicato em agosto passado. De acordo com a empresa, serão realizadas mais três reuniões entre a diretoria e o sindicato para buscar alternativas para a fábrica, nos próximos dias 16, 18 e 23.

Fonte: Rede Brasil Atual