SE: sindicato promove Seminário de Segurança Bancária

Preocupado com o crescente número de assaltos a bancos no Estado, o Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) vai promover o II Seminário de Segurança Bancária, programado para o mês de abril.

“A nossa intenção é melhorar a segurança bancária, em função do aumento considerável de ataques a bancos; mostrar que há uma necessidade de melhorar o investimento em segurança e a necessidade de se alterar a Legislação que trata da segurança nos bancos, que é de 1983, está defasada em relação ao incremento em tecnologias, o que tem facilitado a ação dos marginais”, destacou José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários.

Os bancos não cumprem as Leis de Segurança. O Banco do Estado de Sergipe (Banese) é um dos que vinha descumprindo a lei das portas giratórias e é também o que sofreu mais assaltos. Somente este ano, em Sergipe, foram praticados 17 assaltos: 11 ao Banese, 4 ao Banco do Brasil, 1 ao Itaú e 1 ao Bradesco.

O presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Sergipe (Sindesp), Marcos Aurélio Pinheiro faz um importante alerta. “As pessoas estão com medo de ser vigilantes. Há lugares ermos que têm atendimento bancário e nem a Polícia vai. E tem se proliferado os postos de atendimentos (PAs) sem nenhuma segurança. Eu sei que pra imagem do banco isso não é bom. Não acredito que o lucro justifique os riscos”, diz ele.

Marcos Aurélio também ressaltou a importância das portas giratórias nas agências bancárias. “A porta giratória é necessária. Quem tem marca-passo deve andar com seu documento que comprove o uso. E não entrar na Justiça para tentar ganhar danos morais. A Legislação precisa ser alterada urgentemente”, afirma ele.

Por coincidência, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) instalava naquele dia sua primeira porta-giratória, na Agência Santos Dumont, depois de uma sequência de assaltos. “O Banco tem feito investimento em segurança. É uma evolução natural. A blindagem das portas também está nos nossos planos, mas, inicialmente, estamos instalando as portas de segurança. A gente espera que elas inibam a ação dos marginais”, disse Avilete Ramalho, diretora administrativa e de Tecnologia do Banese.

Segundo Avilete, todas as 62 agências e os 10 postos de atendimento do Banese contarão com portas de segurança, e a instalação será feita em duas etapas: na primeira, 31 agências receberão o equipamento. A próxima será realizada após as férias coletivas da empresa responsável pela instalação.

Avilete elogiou a iniciativa do Sindicato, por entender que é necessário fazer uma junção de força para tentar garantir a segurança. “Nós temos o entendimento de que esse assunto é comum a todos nós”, disse. Lamentavelmente, as Polícias não participaram da reunião, como fizeram em 2008, no I Seminário de Segurança Bancária. Porém, o Comando Militar entrou em contato justificando a falta em decorrência da rebelião ocorrida na Prisão de Nossa Senhora da Glória.

A iniciativa do Sindicato tem como objetivo prevenir a onda de assaltos que tomou conta de Sergipe. Até agora um vigilante foi morto num destes assaltos, na cidade de Salgado. “O medo acaba causando afastamentos por traumas e futuras doenças, não só para o bancário, mas para todos que trabalham nas agências bancárias”, observou Souza.

Fonte: SEEB-SE