Universidades oferecem mais de 300 vagas em cursos de idiomas

Saber mais de um idioma é ponto a mais para quem quer entrar no mercado de trabalho ou melhorar a qualificação. Em Fortaleza, as duas maiores universidade públicas – Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará – oferecem cursos de idiomas em seus projetos de extensão.

Na UFC, as Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará estão com vagas abertas para seleção ao Semestre I dos cursos de alemão, inglês, francês e espanhol. Já a Uece, abre vagas para inglês e espanhol, por meio de seu Projeto de Línguas (Prolin).

Para a seleção das Casas de Cultura Estrangeira da UFC, o interessado pode inscrever-se até as 23h59 do dia 20 de janeiro, exclusivamente pelo site da Coordenação de Concursos da UFC: www.ccv.ufc.br. São ofertadas 286 vagas, distribuídas pelas Casas de Cultura Alemã (88), Britânica (132), Francesa (22) e Hispânica (44).

Qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Fundamental pode concorrer a uma vaga. Para efetuar a inscrição, os documentos e exigidos são: formulário de solicitação preenchido, datado e assinado; fotografia 3×4 recente; comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 – através de Guia de Recolhimento da União (GRU) a ser paga em agências bancárias ou casas lotéricas até 21 de janeiro –; fotocópia frente e verso do CPF e do documento de identidade, ou outro em que constem a fotografia e o nome completo do candidato.

De acordo com o calendário da seleção, as provas acontecerão no dia 3 de fevereiro, das 9h às 13h (horário de Fortaleza) e a divulgação do resultado está marcada para o dia 7 do mesmo mês. As matrículas dos classificados serão efetuadas na Casa de Cultura escolhida pelo candidato nos dias 12 e 13 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A chamada dos classificáveis para matrícula será no 14 de março, pontualmente às 9h, na Casa de Cultura para a qual o candidato prestou exame. As aulas começam em 8 de abril de 2013. (Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC)

Inglês e espanhol na Uece

Na Universidade Estadual do Ceará, as inscrições para os cursos de inglês e espanhol estão abertas até hoje, dia 10. Os interessados devem comparecer à secretaria do Projeto de Línguas (Prolin), no Espaço Cultural da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), no Campus do Itaperi, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h.

Quem optar pelo curso de inglês será necessário fazer prova de seleção. Para os que preferirem espanhol, o preenchimento das vagas é por ordem de inscrição. As aulas para os dois cursos começarão no dia 16 de janeiro. Serão aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde.

Mais informações: Coordenadoria de Concursos da UFC – (fone: 85 3366 9522) / Prolin/Uece – (fone: 85 3101 9673)

Fonte: Agência da Boa Notícia