Sem categoria

Chico Lopes: não há desenvolvimento sem investir em educação

"É preciso criar as condições materiais para aprimorar a educação brasileira, em todos os níveis e somado a isso, é preciso valorizar quem garantirá esse processo". Essa foi a tônica do discurso do deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE), durante participação no programa Brasil em Debates da TV Câmara no final de 2012.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho com informações da TV Câmara

O deputado destacou os avanços conquistados ao longo da última década e cita a ampliação do número de universidades e escolas técnicas. Porém, o parlamentar salienta que há ainda um longo caminho a ser percorrido e é preciso esclarecer que a cobrança por qualidade deve ser estendida às instituições particulares. 

Leia também:

10% do PIB para a educação e projeto nacional avançado

“Concordo que ainda temos muitos desafios e a cobrança é mais do que válida, os agentes públicos precisam dela para nortear seu trabalho. Mas, defendo que as mesmas cobranças sejam feitas às instituições particulares, das quais desconfio e acredito que tenham tantos ou mais problemas que a rede pública”, afirmou o parlamentar.

Segundo ele, o Estado tem um grande desafio nas mãos e precisa tornar a escola mais atrativa aos jovens. Além disso, o comunista diz que um dos caminhos para fortalecer e preparar as crianças para o futuro é investir no ensino de base. “É uma conta simples, se investimos base destravamos todo processo, aquela criança não terá problemas nas etapas seguintes e estaremos preparando jovens muito mais capacitados para o ensino técnico e superior”, pontua o Lopes.

Valorização dos profissionais

Chico Lopes, que também é professor, diz que categoria ainda possui muitos desafios a serem superados, mas salienta que passos foram dados para a valorização destes profissionais.

“Essa importante categoria, da qual faço parte, durante muito tempo esteve esquecida, sabemos que ainda há problemas e não descansaremos até conseguir colocar este profissional no lugar que merece. Mas, é preciso salientar que tivemos muitas vitórias é uma delas foi a conquista do piso nacional para a categoria”, externou o parlamentar.

10% do PIB

Em outubro de 2012, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Deputados aprovou o projeto criando o Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área de educação.

Hoje os beneficiários dessa mudança seriam os quase 53 milhões de alunos matriculados nas escolas de todos os níveis existentes no país, da educação infantil ao ensino superior. Para atendê-los, existem mais de 2,3 milhões de professores em todos os níveis, categoria que também receberá impacto favorável direto decorrente da aprovação do PNE.

Ouça na Rádio Vermelho alguns trechos das declarações do deputado Chico Lopes em debate na TV Câmara, que também contou com a participação do professor Moacir Alves Carneiro, diretor do Instituto Interdisciplinar de Brasília.