Maduro diz que Venezuela vive momento especial

Delegados de 19 países participam desde a quarta-feira (9) em Caracas do encontro extraordinário conjunto da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) e Petrocaribe, convocado em solidariedade com a Venezuela.

Ao intervir na abertura do encontro, o vice-presidente executivo, Nicolás Maduro, agradeceu a presença dos representantes, num momento que qualificou de especial na história da nação.

"Não podia ser de outra forma", agregou, ao ressaltar que "a democracia venezuelana cresce para passar por cima das dificuldades".

"No marco das relações de igualdade, de solidariedade verdadeira, queremos agradecer a cada um de vocês por terem proposto esta reunião especial", acrescentou.

"Durante um primeiro intercâmbio expusemos com absoluta transparência a situação de saúde do presidente da República, Hugo Chávez, e a decisão tomada nesta quarta-feira pelo Tribunal Supremo de Justiça", disse Maduro.

O vice-presidente disse que divulgava esta resolução para clarear o panorama, pois "todos os dias nas primeiras páginas dos jornais e na televisão internacional se fala da Venezuela e se mente, se manipula, dizem coisas que não têm nada a ver com uma democracia baseada na Constituição".

Por isso, expressou, quisemos aportar a informação em primeira mão, pois "é assim que fazem as famílias quando têm dificuldades".

Maduro ressaltou também que manteve uma conversação telefônica com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, que transmitiu suas saudações ao povo da Venezuela e ratificou sua confiança no desenvolvimento da democracia no país.

Sobre a Alba e a Petrocaribe, mencionou a importância de consolidar e processo e avançar rumo à conformação de uma zona econômica de desenvolvimento compartilhado.

"Nesse sentido, estamos trabalhando governo a governo as potencialidades desde o ponto de vista de investimentos produtivos e comércio com facilidades."

A prioridade, disse, está na criação de novos mecanismos que permitam enfrentar os efeitos da crise econômica e proteger dela nossa região.

O foro prossegue nesta quinta-feira e os participantes estarão presentes na concentração que se realiza diante do Palácio Miraflores em solidariedade a Hugo Chávez e ao povo venezuelano.

Agência Venezuelana de Notícias