Cartunistas revivem Niemeyer

A exposição Nosso Oscar Niemeyer, uma homenagem de cartunistas de todo o país ao arquiteto falecido em 5 dezembro, pode ser vista na capital paulista até o dia 31 de janeiro. São 76 caricaturas que tem Niemeyer ou sua obra como tema. A mostra foi organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil, sob a curadoria do artista José Alberto Lovreto.

Niemeyer cartum

A mostra, em cartaz no Memorial da América Latina, segundo Lovreto, é uma singela homenagem dos cartunistas brasileiros ao arquiteto cujo traço influenciou e influencia os desenhadores. “Niemeyer sempre mostrou que tudo começa no traço. Traço simples, gestual e solto no espaço”.

Entre os cartunistas que participam da exposição estão Aroeira, Claudio, Dálcio, Hippert, Manga, Maringoni, Mauricio de Sousa, Olávo Tenório, Orlando, Ulisses, e William Medeiros.

O arquiteto Oscar Niemeyer completaria 105 anos dia 15 de dezembro. Vítima de complicações renais e desidratação, ele morreu no último dia 5 no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde o dia 2 de novembro.

O Memorial da América Latina vai transformar a mostra em livro no início deste ano. A publicação terá 105 caricaturas, uma para cada ano de vida do arquiteto.

A exposição ocorre na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, no Memorial da América Latina, ao lado do metrô Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados das 9h às 15h.