Coletivo indica nome para Secretaria de Combate ao Racismo da CTB

A CTB reuniu nesta sexta-feira (18), em sua sede (SP), seu Coletivo de Combate ao Racismo para indicar de Mônica Custódio, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro e da FitMetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) para comandar os trabalhos da pasta.

Wagner Gomes entre os membros do Coletivo: Estela, Mônica, Silvio e Izane (da esq. para dir.)

“Devido ao pedido de afastamento da ex-secretária Valmira Luiza, o Coletivo se reuniu e decidiu indicar o nome da companheira metalúrgica, Mônica Custódio, com a total aprovação da CTB”, afirmou Wagner Gomes, presidente da Central, que prestigou o encontro e ratificou a indicação dos sindicalistas.

Além de dar continuidade ao trabalho realizado pelo Coletivo, a Mônica destaca desafios a serem vencidos. “Teremos grandes desafios para este ano que incluem o fortalecimento da comunicação, com a rearticulação da rede nos Estados. Queremos que os Estados participem mais e para isso investiremos também na criação de Comissões Estaduais”, destaca a sindicalista.

Outra iniciativa, segundo Mônica será fortalecer a comunicação interna entre as secretarias da Central. “O Combate ao Racismo é um questão de classe, não é um tema que diz respeito somente a nós. Desenvolveremos um trabalho em parceria com as demais secretarias como mulheres, jovens, aposentados, entre outras”.

O lançamento da Revista de Combate ao Racismo, em meados do 1º semestre, também faz parte dos planos da secretaria.

“A indicação da Mônica se deu por sua experiência dentro do movimento e sua reconhecida trajetória de luta. O objetivo é usar esse acúmulo de experiências a serviço da secretaria e dos trabalhadores e trabalhadoras da CTB”, afirmou Silvio Pinheiro, membro do Coletivo e da CTB-BA.

Participaram ainda do encontro, os dirigentes cetebistas: Estela Cardoso (SC), Silvio Pinheiro (BA), Izane Mathos (RS). A próxima reunião ficou marcada para o dia 22 de fevereiro.

Fonte: Portal CTB