Diplomacia: “EUA não têm porque nos chantagear”, diz Evo

O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou, nesta terça-feira (22) que a Bolívia propõe medidas que fortaleçam as relações bilaterais com os países da América Latina tendo como base o respeito mútuo e a responsabilidade com os países da região e do resto do mundo. E ressaltou que os Estados Unidos não têm “porque nos chantagear, nem nos submeter”.

“A Bolívia propõe medidas que fortaleçam a cooperação e as relações bilaterais sobre a base do respeito mútuo e a responsabilidade com os países da região e do resto do mundo”, afirmou durante seu informe anual, no marco do terceiro aniversário da refundação do Estado Plurinacional.

O chefe de Estado assegurou que a Bolívia é um país soberano que tem relações bilaterais com todos os países e considerou que ninguém pode ditar normas, nem condicionar as relações exteriores bolivianas.

“Quero que as autoridades, o governo dos Estados Unidos saibam que não têm porque nos chantagear, nem nos submeter, somos um povo digno, soberano, teremos relações com qualquer país do mundo, sejam eles de esquerda ou de direita” assegurou.

Além disso, destacou os avanços da diplomacia do país, entre ele, o ingresso da Bolívia no Mercosul.

“Bolívia é parte da quinta maior economia do mudo” e observou que reconhece a liderança exercida por Brasil e Argentina na região. “São grandes as possibilidades para a Bolívia de um novo e gigantesco mercado”.

E destacou o valor do reconhecimento, por parte de diversos países, ao mascado da folha de coca, uma tradição milenar da Bolívia, que possibilitou a despenalização desta prática e do cultivo de Coca: “é a primeira vez que a diplomacia boliviana triunfa usando os mesmos procedimentos das Nações Unidas, para que nossa cultura, nossa identidade seja reconhecida como o acullico [pequena bola feita com as folhas de coca que é mascada pelos bolivianos]”.

Com informações da ABI