Pentágono confirma início da operação de apoio a França no Mali

Aviões de transporte das Forças Armadas estadunidenses começaram a transladar tropas e abastecimento logístico da França para o Mali, para apoiar a intervenção no país, confirmou nesta terça (22) o Pentágono.

Um porta-voz do Comando dos Estados Unidos para a África disse que uma aeronave C-17 com um contingente militar estadunidense, de 40 soldados franceses e veículos de transporte de infantaria chegaram a Mali, no que foi apenas o começo de uma operação de maior envergadura que continuará nos próximos dias.

Os voos estadunidenses começaram nesta segunda-feira (21), mas o Departamento de Defesa não deu detalhes a respeito da quantidade de aviões usados, nem sobre a cooperação entre ambos aliados em temas de inteligência, ou sobre o uso de aviões não tripulados (drones), reportou a rede ABC de televisão.

A Casa Branca explicou, na semana passada, que não enviará tropas terrestres a Mali, mas apoiará a intervenção militar de Paris no país africano com o fornecimento de informação e o envio de 100 assessores militares a seis nações da África Ocidental que compõem um agrupamento regional de tropas para se unir a soldados franceses.

As tropas francesas iniciaram suas operações militares em Mali no dia 11 de janeiro passado e até hoje mantêm no teatro de operações mais de dois mil militares, que chegarão a 2,5 mil  esta semana.

Fonte: Prensa Latina