Prefeita Maria Quitéria é eleita presidenta da UPB 

A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), foi eleita nesta quarta-feira (23/01), presidenta da União dos Municípios da Bahia (UPB). No bate-chapa, que teve a participação do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, a gestora, primeira mulher a comandar a entidade, obteve 207 votos dos 352 prefeitos do interior do estado, que compareceram à sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante todo o dia.

Wilson Cardoso obteve 141 indicações dos prefeitos baianos. Quatro votos foram anulados. Maria Quitéria comandará a UPB até o final de 2014. A mesa diretora, que integrou a chapa “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada por Quitéria, conta ainda com os gestores de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado (PT); de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz (PP); de Alagoinhas, Paulo César Simões (PDT); de Lafayete Coutinho, Zenildo Brandão (PP); e de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT).

Às 17h, a Comissão Eleitoral da UPB encerrou a votação. Dos 404 prefeitos baianos aptos a votar, 352 compareceram à eleição. A escolha contou com a abstenção de 54 gestores que tinham direito a voto. Logo após o fechamento da urna, o colegiado discute com representantes dos dois postulantes o processo de apuração. As cédulas foram retiradas uma por uma da urna e contadas.

Além de Isaac Carvalho, outro prefeito comunista fará parte da nova gestão. Emanuel Ferreira, prefeito de Rodelas, deverá compor o conselho fiscal da entidade. Na última semana, o presidente do Diretório Estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, manifestou apoio à candidatura de Maria Quitéria.

De Salvador,
Ana Emília