Aposentados baianos promovem protesto por mais garantias

Com banda de música, carro de som e apitos, cerca de 600 aposentados baianos promoveram uma passeata no Centro de Salvador para lembrar o Dia Nacional do Aposentado e reivindicar direitos, na manhã dessa quinta-feira (24/1). A principal pauta de reivindicação é o valor do reajuste do salário da categoria, que está abaixo do aumento dado ao salário mínimo em 2013.

Os aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo receberam um aumento de 6,15%, quando o mínimo foi reajustado em 9%. Apenas os beneficiários que ganham um salário foram contemplados pelos 9% concedidos.

“É um aumento vergonhoso. Houve uma época que conquistamos 146% e por que não aconteceu isso agora? Temos que nos mobilizar, reclamar, é preciso haver manifestação popular e cobrança”, afirmou Marcos Barroso, representante da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social do Estado (Asaprev-Ba).

Em meio aos manifestantes estava dona Alice dos Santos, de 75 anos, que foi com o marido para o protesto. Ela explica que não conseguiu ficar quieta e se conformar com o valor do reajuste, por isso a adesão ao movimento. “É muito pequeno [o valor] e está diminuindo cada ano mais”.

A Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Seção Bahia (CTB-BA) estava na organização do movimento, em parceria com a Asaprev-Ba e com a Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (Feasapeb).

Outras reivindicações

Além do reajuste, os aposentados pediam também recomposição salarial das perdas, extinção do valor previdenciário e redefinição da idade mínima para ter acesso à gratuidade no transporte público, que atualmente é destinada aos idosos de mais de 65 anos.

A estimativa da Asaprev-Ba é de que existam, em todo o estado, cerca de 1,4 milhão de idosos. No Brasil são 23,5 milhões pessoas na terceira idade.

De Salvador,
Erikson Walla