Arruda Bastos: "Saúde só se faz de forma regionalizada"

Os secretários de saúde dos municípios cearenses, a grande maioria renovados em função da mudança de 76% dos prefeitos, lotaram o auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará na manhã desta quinta-feira, 24, onde ficam até sexta-feira, 25, em encontro realizado pela Secretaria da Saúde do Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde.

Ouviram do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, uma mensagem clara e direta de integração: “saúde só se faz de forma regionalizada. Por mais competente que seja o secretário municipal de saúde e por maior que seja o município, sem a força da regionalização, não vai atingir o objetivo de oferecer à população saúde de qualidade”. Ele observou que “o Ceará de fato e direito faz a gestão da saúde regionalizada. Quando o Ministério da Saúde lançou a política de rede, caiu como uma luva porque no nosso Estado já estava em plena construção e implantação a mais completa rede de assistência do país”. Ele falou dos 4 hospitais, 22 policlínicas e das 22 CEOs. Todos unidades regionais, que ficam localizadas em um município mas atendem toda a população da região de saúde. Nas policlínicas e nos CEOs a gestão é através de consórcios públicos, que reforçam ainda mais a regionalização.

Essa nova rede de assistência fez o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Carlos Figueiredo Nardi, a declarar na abertura do encontro que “o Ceará tem muito para mostrar e para se orgulhar”. Ele desabou em protesto a gestores que principalmente no período de transição nas prefeituras aproveitam para praticar desmonte: “na saúde e na política tem gente séria, mas infelizmente há os que maculam, destroem”. Destacando que o Conasems é um braço de apoio aos municípios, comentou que quem entra para a saúde pública ingressa para uma família que chora muito, reclama muito, perde o sono para que a população seja melhor atendida, acolhida e os problemas de saúde resolvidos¨. O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Willame Bezerra, que deu as boas vindas aos novos secretários no desafio de gerenciar a saúde pública em cada município, colocou o Cosems como “suporte integral”.

Na defesa do Sistema Único de Saúde, o secretário de gestão estratégica e participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, que foi secretário municipal durante duas décadas, disse que “O SUS é um sistema singular no mundo pela densidade demográfica e pela política administrativo-financeiro”. O deputado federal João Ananias falou de sonhos mesmo em meio às dificuldades de recursos: “temos que renovar as forças para lutar por mais financiamento e lutar pelo sonho de fazer saúde para todos e com qualidade”.

Dengue

“Dengue é um assunto sério. Tão sério que se os municípios não agirem agora na prevenção e controle do mosquito, os secretários de saúde e os prefeitos passarão o ano todo, com o surgimento de casos da doença, sofrendo com o problema, correndo para comprar medicamentos e para evitar óbitos”. O alerta foi feito pelo secretário Arruda Bastos. Ele reforçou que “agora é hora de botar a vigilância para funcionar pra valer, distribuindo os agentes de endemias no controle focal casa a casa, sem esquecer de mobilizar a população, orientando sobre os cuidados com a caixa d’água, potes, filtros, baldes”. Em apoio aos municípios para atuação em períodos de aumento nos índices de infestação do Aedes aegypti, o governo do Estado, através da Sesa está adquirindo 12 carros fumacê.

Indicadores

“A largada dos novos secretários municipais na gestão da saúde na perspectiva de que daqui a quatro anos, no final da gestão, haja evolução, está no conhecimento dos indicadores sócio-econômicos e de saúde do município e da região”. Foi assim que o coordenador de Promoção e proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, iniciou a primeira apresentação, a partir dos novos Cadernos de Informação em Saúde, elaborados pela Coprom/ Sesa para serem distribuídos especialmente no encontro. Nos cadernos, com indicadores por municípios e regiões de saúde, informações e gráficos atualizados sobre mortalidade infantil e materna, aids, hanseníase, violência no trânsito e outras doenças e agravos. No final da manhã, a Sesa distribuiu entre os gestores municipais e regionais de saúde o livro “As Redes de Atenção à Saúde”, escrito por Eugênio Vilaça. A Secretaria fez a impressão do livro no final do ano passado aguardando a chegada dos novos gestores à saúde dos municípios.

Cadernos de Informação em Saúde por região e município

Fonte: Sesa