Moradores de rua: Haddad pede soluções ousadas para sanar questão

O prefeito Fernando Haddad recebeu nesta quinta-feira (24) lideranças do movimento de população de rua em reunião na sede da Prefeitura, região central. Participaram do diálogo os secretários municipais Rogério Sottili (Direitos Humanos e Cidadania), Luciana Temer (Assistência Social), José de Filippi Jr. (Saúde) e Marcos Queiroga Barreto, subprefeito da Sé. Durante o encontro, o prefeito incentivou sua equipe a criar novas políticas públicas para a população de rua.

“Temos que ter ousadia de imaginar soluções novas”, afirmou Haddad. Uma das propostas apresentadas foi a criação de um grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que integre as políticas voltadas para este setor da população, articulando ações de assistência social, saúde, habitação, emprego e renda.

"Esta reunião é histórica, na medida em que o movimento de população de rua conversou diretamente com o prefeito, que assumiu aqui uma posição de liderança, de pensar junto soluções inovadoras”, avaliou o padre Júlio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, que participou da reunião.

No encontro, também foram discutidas medidas para o aprimoramento da atual rede de proteção social. A secretária Luciana Temer apontou a necessidade de reorganização do sistema de abrigamento, com a atualização de diretrizes. “O prefeito Haddad pediu que não nos fixássemos apenas nas demandas imediatas, mas que buscássemos novas soluções que pensem o futuro desta população, com a resolução de suas demandas e problemas”, disse Rogério Sotilli.

Fonte: Prefeitura de São Paulo