Prefeitos do PCdoB devem fortalecer SUS e lutar por mais recursos

O Encontro Nacional de Prefeitos(as) e vices- prefeitos(as) do PCdoB prosseguiu na manhã deste domingo (27), em Brasília, com mesas temáticas que atraíram o interesse dos gestores. A primeira delas discutiu os desafios da área da saúde. Sobre o assunto, o consenso é de que as administrações municipais devem fortalecer o Sistema único de Saúde (SUS) e lutar por mais recursos para manter o atendimento de saúde à população como determina a Constituição. 

Prefeitos do PCdoB devem fortalecer SUS e lutar por recursos - Cláudio Gonzalez

A diretora do Departamento de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Júlia Roland, destacou que o maior desafio é ampliar o atendimento e melhorar o sistema. Ela apresentou os programas do Ministério da Saúde e os recursos que podem ser acessados pelos gestores municipais para enfrentar esse desafio.

Roland também sugeriu aos prefeitos e vices que deem ênfase a participação popular como elemento permanente de crítica, correção e orientação da política de saúde. E destacou a importância da realização das conferências municipais para elaboração do programa de saúde para os municípios.

Ela disse ainda que os gestores devem fortalecer os Conselhos de Saúde em seu papel de formulação, fiscalização e deliberação acerca das políticas de saúde e o diálogo com a população que não participa dos Conselhos e não conhece o SUS, ampliando o leque de defesa do Sistema.

O coordenador do Programa Farmácia Popular, Marco Aurélio, apresentou a Política Nacional de Medicamentos, anunciando que no ano de 2013, o programa de assistência farmacêutica vai disponibilizar recursos na ordem de 11 bilhões e se dispôs a ajudar os prefeitos a acessar esses recursos. Segundo ele, o programa é importante ferramenta na área de saúde para evitar doenças.

Sem medidas exóticas

O ex-secretário de Saúde de Foz do Iguaçu (PR), Chico Brasileiro, que também foi vice-prefeito do município (2009-2012), dividiu com os camaradas a experiência no enfrentamento dos problemas do setor de saúde do município. Ele destacou a importância do gestor municipal eleger a saúde como prioridade na administração, considerando que constitui a maior queixa da população.

A deputada federal, Alice Portugal (BA), que participou do debate, destacou a importância da experiência em Foz do Iguaçu, que criou Plano de Cargos e Carreira para os profissionais de saúde e evita a terceirização na oferta dos serviços de saúde, afastando-se das medidas exóticas que já foram testadas, reprovadas e novamente instituídas, o que representa uma chaga na área da saúde, que tanto avançou nos últimos anos.

De Brasília
Márcia Xavier