Flávio Dino: Energia mais Barata

  O Brasil teve, esta semana, uma grande notícia. A redução da tarifa de energia elétrica, em percentuais que variam entre 18% e 32%, é mais um avanço propiciado pelo governo da presidenta Dilma, do qual muito me orgulho de fazer parte. Damos, assim, um passo adicional no ciclo virtuoso vivenciado mais fortemente a partir de 2003, com o ex-presidente Lula.

Sabemos as imensas dificuldades que o mundo atravessa, com o prolongamento da crise mundial inaugurada em 2008. Em muitos países, 2012 foi marcado pela queda do Produto Interno Bruto e pelo desemprego que chega a índices superiores a 25%, como na Espanha. Em resposta a isso, as medidas anticíclicas adotadas pelo nosso governo têm mantido a nossa economia em crescimento, ainda que modesto, com baixo desemprego e continuidade do processo de distribuição de renda. Tivemos, em 2012, uma fantástica redução da taxa de juros e desonerações tributárias em dezenas de segmentos da economia, inclusive no turismo.

Agora, com a diminuição das tarifas de energia para as residências, comércio e indústria, o governo federal busca a ampliação do investimento, gerando oportunidade de criação de novos empregos e de mais desenvolvimento para o país. Ao mesmo tempo, o governo federal está ampliando investimentos no setor energético, tendo como meta dobrar a nossa capacidade de produção de energia nos próximos 15 anos.

Com tarifas mais baixas, a agricultura, a indústria, o comércio e os serviços terão uma folga maior para investir no crescimento. Além disso, a abertura de crédito para mais cidadãos e programas sociais como o Bolsa Família, o PROUNI e o Minha Casa, Minha Vida, oferecem aos brasileiros condições de vida mais digna.

De nossa parte, à frente da Embratur, temos caminhado na mesma estrada. Em 2012, alcançamos novos recordes no turismo brasileiro. E atuamos pela diminuição dos preços das diárias nos hotéis durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que, por conta das elevadas tarifas hoteleiras, poderia deixar de receber delegações internacionais.

Agora em 2013, em parceria com o ministro do turismo Gastão Vieira, uma de nossas propostas à presidenta Dilma é buscar alternativas ao aumento das passagens aéreas. Somente em novembro e dezembro, as passagens subiram mais de 30%, segundo o IBGE. A baixa competição, em face da brutal monopolização do mercado, tem levado a diversas práticas abusivas, que dificultam o crescimento do turismo pelo Brasil.

Tenho confiança de que, assim como no tema da energia, teremos novas vitórias em 2013, com desenvolvimento e justiça social. Em um dia que não tarda, no Maranhão também será assim.

Fonte: Jornal Pequeno