FSMT 2013 faz caminhada em homenagem às vítimas de Santa Maria

Jovens de diversos países, reunidos no Acampamento da Juventude do Fórum Social Mundial  Temático (FSMT) 2013, em Porto Alegre (RS), realizaram uma caminhada na tarde de domingo (27) oara homenagear vítimas do incêndio em Santa Maria (RS). Eles saíram do Parque Harmonia, onde fica o acampamento, entoando hinos e performances. Outras atividades ao longo de todo o evento farão homenagens.


foto: divulgação FSMT2013

Idealizada por movimentos sociais ligados ao Mundo da Cultura e representantes indígenas, a manifestação terminou na Usina do Gasômetro com a realização de uma dança circular. Ora de mãos dadas, ora fazendo gestos, eles pediam pela paz mundial.

Um dos participantes, identificado como Sebastião, argentino que vive na Bahia, contou que a caminhada simboliza respeito e consolo às famílias. “É um hino de fraternidade e reconhecimento à sabedoria superior do universo e de cada pessoa, onde cada gesto representa paz, amor e amizade”, disse ele.

Ao final, os indígenas Vângri, de etnia Kaingáng, e Merong, de etnia Pataxó, realizaram uma prece de despedida aos mortos no acidente. “Pedimos ao pai Tupã que envie consolo às vítimas”, revelou Vângri.

O Acampamento da Juventude já havia emitido nota lamentando o ocorrido. A organização do Fórum Social Temático 2013 chama a atenção à necessidade de revisar os padrões de segurança em casas noturnas e também sobre a utilização de artefatos inflamáveis na apresentação de espetáculos. As dependências do Fórum contarão com uma faixa negra de luto e será feito um minuto de silêncio no início das atividades, em memória dos vitimizados.

Mais informações em http://fsmpoa.com.br/

Com Fórum Social Mundial Temático 2013