Prefeitura de Salvador atrasa salário de trabalhadores da saúde

Os salários referentes ao mês de dezembro dos médicos e demais trabalhadores do Programa de Saúde da Família (PSF), em Salvador, não foram pagos até a manhã desta segunda-feira (28). Mesmo após reunião, na qual a titular da Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) do Município, Maria do Socorro Tanure, prometeu efetuar o pagamento na última sexta-feira (25), até o momento, os trabalhadores não receberam o valor devido em suas contas.

Diante dos fatos, o Sindimed-BA (Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia) e o Sindsaúde (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde) decidiram buscar uma audiência no Ministério Público para denunciar o atraso e demissões injustificadas ocorridas recentemente. Além disso, os sindicatos devem entrar com uma ação na Justiça contra a prefeitura para que se pronuncie sobre o não recolhimento do Fundo de Garantia.

A prefeitura alega falta de previsão orçamentária para o fato de cerca de 1.500 funcionários do Programa de Saúde da Família, do TAC de 2009 (Termo de Ajuste de Conduta), ficarem sem receber o salário do mês de dezembro.

De acordo com o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, "será convocada uma reunião com os médicos do PSF, a ser realizada nesta quarta-feira (30), às 15h, na sede do sindicato, para decidirem juntos quais serão os próximos passos a fim de pressionar a Prefeitura de Salvador".

Fonte: Sindimed-BA