Projeto Cidades Digitais será implantado em Juazeiro

Juazeiro, no Vale São-Franciscano do estado, será beneficiada com o projeto Cidades Digitais. O prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) participou na tarde desta terça-feira (29/01), em Brasília, da assinatura do termo de cooperação técnica com o Ministério das Comunicações para implantação do Programa Cidades Digitais, que vai viabilizar eficiência na gestão pública e acesso gratuito a internet em alguns pontos da cidade. Dos 5.570 municípios do país, Juazeiro foi um dos 80 selecionados para o projeto.

No evento, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou que o essencial do projeto é ajudar a melhorar o processo de gestão pública, interligando diferentes áreas como educação, arrecadação e saúde. “Tudo hoje exige informatização. Internet é bom para os negócios, para a educação e para a saúde, mas é importante sobretudo para construir e aprimorar a cidadania.”

Inicialmente, serão instalados oito pontos de acessos em Juazeiro. Foram contemplados o prédio da Administração, Conselho Tutelar, Hospital da Criança e Biblioteca. Para acesso público, os locais são a Praça da Catedral, Praça da Misericórdia e área bancária. Até junho, o programa deve estar em pleno funcionamento, sendo que a empresa executora da instalação já iniciou o processo com o esclarecimento de questões técnicas para finalização do projeto executivo. O Cidades Digitais faz parte do Plano Nacional da Banda Larga e é considerado um dos componentes para a democratização da comunicação.

Na ocasião, o prefeito Isaac Carvalho mostrou interesse em ampliar o serviço para as outras áreas da cidade. “Vamos instalar os pontos com internet para que a população tenha acesso às informações de governo, mostrando transparência na gestão, e melhorar a eficiência administrativa. Além disso, as pessoas terão acesso a internet gratuito. A ideia é ampliar os pontos de acesso para as diversas áreas do município”.

Cidades Digitais

O projeto piloto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, a disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população.

Além disso, através do projeto é possível que a comunidade tenha acesso aos serviços de governo, além da inclusão digital dos municípios brasileiros, que resulta em desenvolvimento local. O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro