No Vale do Paraíba, jornalistas são trancados dentro da empresa

 A diretoria do jornal O Vale e Bom Dia, do Vale do Paraíba, armou uma verdadeira operação de guerra para impedir que os trabalhadores participassem de assembleia marcada para a tarde da segunda-feira (dia 28), convocada para a frente da empresa.

Jornalistas Vale do Paraíba - SJESP

O motivo da convocação da assembleia foi a demissão de nove trabalhadores (oito jornalistas e uma gráfica), que foram comunicados por carta durante o final de semana.

Os diretores do jornal mandaram fechar com lacres plásticos as portas da empresa e, sob ameaças, diziam: “quem está do lado de dentro continua empregado. Quem sair lá fora (para participar da assembleia) está demitido”. Mas, nem que quisessem, qualquer trabalhador poderia sair, por que estavam trancados dentro da empresa.

Dentro desta atitude autoritária e truculenta da empresa, a chefia de O Vale decidiu demitir jornalistas com mais tempo de casa, além da profissional da gráfica, que é dirigente sindical. Diante do quadro, a direção da Regional Vale do Paraíba, Mantiqueira convocou uma assembleia para as 15 horas desta terça-feira (dia 29) que terá a participação dos dirigentes do Sindicato dos Gráficos e também dos Administrativos.

A cronologia da crise

Desde o final do ano passado que a direção de O Vale e Bom Dia vem enrolando os trabalhadores, atrasando salários, deixando de pagar o 13° salário, o reajuste do Acordo Coletivo, entre outros.

Em 3 de dezembro, o SJSP solicitou mesa redonda na DRT e a empresa, não cumpriu o proposto (regularização dos atrasos de pagamentos dos salários, pagamento de férias, segunda parcela do 13° salário etc). A empresa Valebravo, detentora dos títulos, apresentou um calendário inaceitável de pagamentos, que foi rejeitado em assembleia realizada no dia 24 de janeiro, quando foi decretado o estado de greve.

O SJSP tentou protocolar o resultado da assembleia junto à direção da empresa, mas a empresa se recusou a recebê-lo e, como retaliação, não apenas efetuou demissões, como trancou os jornalistas dentro da empresa.

FONTE: Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo