Pedagogo cearense Lauro de Oliveira Lima morre aos 91 anos

"Tudo está fluindo. O homem está em permanente reconstrução; por isto é livre: liberdade é o direito de transformar-se". Lauro de Oliveira Lima  

Morreu na noite da última terça-feira, 29, o pedagogo Lauro de Oliveira Lima, aos 91 anos de idade, no Rio de Janeiro. Cearense de Limoeiro do Norte, Lauro estava internado na UTI há cerca de cinco dias devido a uma isquemia no coração.

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) lamentou a morte do colega que considerou uma “referência na educação”. “Ele foi uma estrela, um norte de orientação para nós, que estávamos entrando no campo da educação. Mesmo nos períodos difíceis da ditadura, ele nunca deixou de ser um militante político, sempre defendendo a educação como importante para a democratização e desenvolvimento da nação. Lauro enfrentou o regime militar, foi cassado, destacado ativista político e mesmo quando todo mundo tinha medo de falar ele defendia suas ideias. Lamentamos sua partida”, ratifica.

Saiba mais

Lauro de Oliveira Lima, ficou conhecido nacionalmente pela sua atuação política na educação e pelo desenvolvimento do Método Psicogenético, baseado na Epistemologia Genética de Jean Piaget, teoria que afirma que o conhecimento é gerado através de interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito.

Lauro formou-se em 1949 em Direito e, em 1951, em Filosofia. Ele é fundador do Colégio Oliveira Lima, em Fortaleza, que já existe há 25 anos. No Rio de Janeiro, ele fundou o colégio A Chave do Tamanho.

O corpo de Lauro está sendo velado no Memorial do Carmo e será cremado na próxima quinta-feira, 31.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do jornal O Povo)