Prefeitos participam de oficina para conhecer o “Juventude Viva”

Prefeitos e prefeitas, gestores de juventude e de promoção da igualdade racial de 132 municípios participaram, nesta quarta-feira (30) do lançamento do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra (Juventude Viva). Essas cidades foram escolhidas como prioritários porque, em 2010, concentraram 70% dos homicídios dos jovens negros com idade de 15 a 29 anos. O plano foi lançado durante o 2º Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece essa semana em Brasília (DF).

O Plano foi lançado em caráter experimental no estado de Alagoas, em setembro de 2012, pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A expectativa é estender a iniciativa para outros estados este ano.

Durante o lançamento, foi realizado uma oficina, quando os prefeitos conheceram o Plano, esclareceram suas dúvidas, e receberam também uma cartilha com orientações sobre a Política Nacional de Juventude (um passo a passo para implementação da política juvenil no âmbito do município).

O objetivo da Oficina é, além de apresentar o Plano Juventude Viva aos prefeitos e prefeitas desses municípios, alertá-los para a gravidade do problema e oferecer a parceria do governo federal para superar esse grande desafio, que visa reduzir a violência que atinge os jovens brasileiros, tornando-os as principais vítimas de homicídios em todo o país.

O Plano é executado por meio de um conjunto de ações de vários Ministérios e Secretarias, nas áreas de educação, trabalho, saúde, cultura, esporte, acesso a justiça, direitos humanos e promoção dos direitos da juventude, entre outros. O objetivo é atender os jovens que estão nos municípios mais afetados, com altos índices de homicídio, por meio da inclusão e garantia de direitos, transformação de territórios, desconstrução da cultura de violência e enfrentamento ao racismo institucional.

Da Redação em Brasília