Campanha contra Aids distribui preservativos e informações

"A vida é melhor sem Aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha" é o tema da Campanha de Prevenção às DST/aids para o Carnaval 2013, lançada nesta quinta-feira (31) no Rio de Janeiro (RJ). O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, que representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no evento, anunciou que o Ministério enviou aos estados e municípios brasileiros mais de 68,6 milhões de unidades de preservativos para serem distribuídos no período do carnaval.

A campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação. Durante a cerimônia, o secretário destacou a importância da campanha para conscientizar a população na adoção das medidas de prevenção. “Os jovens de hoje não viram tantas personalidades morrerem de aids nos anos 80”, observou Barbosa. Ele lembrou que a doença ainda mata 12 mil pessoas por ano, no Brasil.

Segundo o secretário ainda, campanha é de fundamental importância para intensificar a prevenção à DST/aids. Ele chamou a atenção para pesquisas divulgadas, nos últimos anos, que mostram uma queda no uso da camisinha de 58% para 49%, em todas as faixas etárias, nas relações com parceiros casuais.

“Queremos reforçar que o uso da camisinha deve ser um hábito e pode até melhorar a relação. É preciso desconstruir o imaginário popular de que fazer sexo sem o preservativo é melhor”, destacou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

A campanha terá anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps (balões). Foram produzidos três jingles para serem veiculados nas rádios – um em ritmo de axé, cantado por Carlinhos Brown, outro de samba e outro de frevo.

Da Redação em Brasília
Com informações do MS