Vence hoje inscrição para seminário sobre infância e mídia no DF

Termina nesta sexta-feira (1º) o prazo para inscrição para participar do "Seminário Internacional Infância e Comunicação, Direitos, Democracia e Desenvolvimento" realizado em Brasília (DF), entre 6 e 8 de março, que contará com a presença de 250 especialistas renomados, de diversos países entre representantes do governo, parlamentares, organismos de cooperação internacional, empresas de comunicação, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil.

O grande evento é promovido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi); pelas Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPSCA), Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), pelo Ministério da Justiça (MJ); e pelo  Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

O formulário de inscrição e programação completa estão disponíveis no endereço eletrônico do evento infanciaecomunicacao.andi.org.br . A Andi reservou 70 vagas para o público em geral, com inscrições pela internet. O processo de seleção envolve o preenchimento de formulário eletrônico. A programação completa, inscrição, credenciamento de imprensa e demais informações estão disponíveis no site do Seminário.

Uma temática prioritária

O principal objetivo do encontro é impulsionar o debate público em torno do papel estratégico desempenhado pelas ferramentas de comunicação e informação nos processos de transformação social. Para contribuir nesta discussão, o evento trará o aporte de experiências exitosas desenvolvidas por democracias consolidadas da Europa, da América do Norte e da Oceania, além de ações pioneiras da América Latina e da África.

A pauta do Seminário apresenta tópicos como as práticas de responsabilidade social empresarial no campo da comunicação; a mensuração de impacto das iniciativas de mídia/comunicação para o desenvolvimento; e, as políticas de inclusão digital integram a programação. Além disso, estarão em foco a educação para a mídia; a publicidade dirigida às crianças e aos adolescentes e os sistemas de classificação etária para audiovisuais.

Realidade Brasileira e da América Latina

Nos últimos anos, a ANDI vem produzindo análises e estudos comparativos para subsidiar a discussão. De acordo com o mais recente diagnóstico, de maneira geral, a realidade dos países da América Latina é de inconsistência técnica e hesitação política no que se refere à interface que vincula os direitos da infância ao direito à comunicação.

O Seminário faz parte do projeto de cooperação técnica Liberdade de Expressão, Educação para mídia, Comunicação e os Direitos da Criança e do Adolescente, desenvolvido pela SNJ, com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e a UNESCO.

Serviço

O quê: Seminário Internacional Infância e Comunicação – Direitos, Democracia e Desenvolvimento
Quando: 6 a 8 de março de 2013
Onde: Brasília (DF)
Público-alvo: Governo, parlamentares, organismos de cooperação internacional, empresas de comunicação, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil

Fonte: Andi