Lançada ação contra violência sexual e trabalho infantil

Sensibilizar e mobilizar o folião e toda a população para garantia dos direitos e proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse é o mote da campanha Solte a Voz nesse Carnaval, lançada nesta sexta-feira (1º), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Participaram do evento a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e o governador Jaques Wagner.

De acordo com Maria do Rosário, há um aumento significativo no número de denúncias em todo o país. De 2012 até a presente data, foram 120 mil denúncias de violência contra crianças no Brasil, sendo 40 mil de exploração sexual, das quais 16 mil na Bahia, todas pelo Disque 100. "Isso não significa que o crime está crescendo, mas que a população está cada dia mais consciente sobre a importância de denunciar esse tipo de caso, de violência contra a criança".

A campanha é uma construção conjunta do governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o Comitê de Enfrentamento às Violências Sexuais, o Ministério Publico Estadual (MPE), o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipa) e o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca).

Jaques Wagner destacou o caráter da campanha e os agentes que participam. "Essa é uma campanha permanente e que faz parte do cotidiano do estado. Nossos artistas, cantores, empresários da música também têm um papel especial que ajuda a conscientizar. Estão também preocupados com o combate à violência contra crianças e adolescentes. É importante proteger a criança e adolescente da exploração sexual e do trabalho infantil".

A divulgação da campanha será feita por meio de peças publicitárias, além folhetos e cartazes que serão distribuídos em pontos estratégicos, como Aeroporto, Rodoviária, Porto da Barra, Ferry Boat, hotéis, restaurantes e nos circuitos do Carnaval. No período da festa, Estado e Município implantarão unidades de acolhimento temporário, para atender crianças e adolescentes em situação de risco e violação de direitos, e suas famílias.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secom-BA