Carnaval: Sesa distribuirá 2,6 milhões de preservativos

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) já iniciou a distribuição de preservativos para a população se proteger contra a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis no período do carnaval, que vai do dia 9 ao dia 12 deste mês.


 
No total, serão distribuídos 2,6 milhões de preservativos. Este ano o Ministério da Saúde traz a campanha "A vida é melhor sem aids. Proteja-se, use sempre camisinha". A população sexualmente ativa é o público-alvo da campanha, que quer chamar a atenção para o uso da camisinha em todas as relações, transformando num hábito como tantos outros comuns no dia a dia, a exemplo de escovar os dentes. O acesso é fácil. Os preservativos podem ser adquiridos em todos os municípios, nas Unidades Básicas de Saúde, mais conhecidos como postos de saúde.

Na Sesa, sexta-feira, 8, das 11 às 14 horas, aproveitando o movimento do restaurante que funciona no interior da Secretaria, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, será feita uma mobilização para o uso da camisinha. Além de distribuição de preservativos, os frequentadores do restaurante ficarão bem informados sobre prevenção e os riscos de doenças transmissíveis, como a aids, doença crônica que tem tratamento assegurado pelo Sistema Único de Saúde.

No Ceará, desde o primeiro caso em 1983, foram notificados 11.759 casos até outubro de 2012, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desse total, 70% foram no sexo masculino e 30% em mulheres. Somente em 2012, com dados ainda preliminares, foram confirmados 429 casos. A maioria na capital. Em 60% dos casos residentes em Fortaleza. Ou seja, 230 pessoas. No Brasil, de 1980 a abril de 2012, foram notificados 656.701 casos de aids.

Informe epidemiológico da aids

Fonte: Sesa