Ahmadinejad chega ao Egito em visita histórica

Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, chegou ao Cairo nesta terça-feira (05), marcando a primeira visita ao Egito por um presidente iraniano desde a Revolução Islâmica de 1979. O objetivo da visita é a participação em uma cimeira da Organização para a Cooperação Islâmica, que começa quarta-feira (06).

Ahmadinejad visita o Egito - Al-Jazeera

A correspondente da Al-Jazeera, Rawya Rageh, no Cairo, relatou: "Nós não vimos [ainda] uma restauração completa do laços entre os dois países (…); nas palavras do ministro de Relações Exteriores egípcio, a crise na Síria é o principal ponto nas relações atuais entre o Irã e o Egito. Qualquer transformação das relações entre os dois países depende dos desenvolvimentos" da crise.

O Egito respondeu com cautela aos esforços iranianos para ressucitar os laços desde que Morsi subiu ao poder, em 2012, quando as duas nações adotam posições opostas em relação ao conflito sírio.

O Irã apoia o regime do president Bashar Al-Assad, enquanto o Egito tem liderado os discursos que pedem a sua partida, junto com outros atores regionais de peso, como a Arábia Saudita, a Turquia e o Catar. “Se Teerã e Cairo se corresponderem mais em temas regionais e internacionais, muitos [aspectos] mudarão”, disse Ahmadinejad, segundo a agência Irna.Teerã cortou os laços com o Cairo em 1980 como protesto contra o acordo de paz assinado entre Egito e Israel, pelo então presidente egípcio Anwar Sadat.

Ahmadinejad também expressou interesse em visitar a vizinha Faixa de Gaza. Quando perguntado pelo canal de notícias Al Mayadeen se visitaria Gaza enquanto estiver no Cairo, nesta semana ou antes que seu termo como president termine, em junho de 2013, ele respondeu: “meu desejo é ainda maior que isso. Desejo rezar em Jerusalém depois da sua liberação completa.”

“Se me permitirem, vou a Gaza visitar o povo”, disse Ahmadinejad, sem mencionar que autoridade ele procuraria. O Irã não reconhece o Estado de Israel.

Fonte: Al-Jazeera
Tradução da Redação do Vermelho