Artistas e intelectuais do mundo lançam manifesto pró Correa

A Rede de Intelectuais, Artistas e Lutadores Sociais em Defesa da Humanidade divulga um manifesto em apoio à Revolução Cidadã e ao presidente do Equador, Rafael Correa, que concorre à reeleição no pleito que será realizado no próximo dia 17. O Equador vem passando por um processo de transformações sociais, políticas e econômicas com a chamada Revolução Cidadã, também apoiada pelo coletivo

Rafael Correa - Reuters/Guillermo Granja

Veja a íntegra do manifesto:

Neste 17 de Fevereiro de 2013, teremos eleições para Presidência no Equador. Nós, lutadores pela paz, igualdade e emancipação dos povos, nos sentimos obrigados a expressar nosso apoio a Rafael Correa Delgado e à Revolução Cidadã, processo democrático que não somente materializa–se pela primeira vez história equatoriana um verdadeiro projeto de justiça social para maiorias historicamente marginadas, mas também tem sido uma força fundamental na concretização do projeto histórico da Pátria Grande, junto a Fidel, Hugo Chávez, Evo Morales, Cristina Kirchner, Lula, Dilma Rousseff, entre outros líderes latino-americanos.

Leia também:
Rafael Correa qualifica como fato isolado agressão em Quinindé

O neoliberalismo e as oligarquias nacionais, que dominaram o longo e sofrido Século 20, nos quiseram fazer crer que não haveria mais história, e que a única ordem possível era a do mercado seu controle hegemónico por parte do império e seus grupos de poder. Não contavam com o despertar dos povos preteridos que começaram a se levantar com força de cada uma de suas expressões culturais concretas, para mostrar–lhes que a historia está precisamente na luta pela construção de um mundo mais democrático, justo, solidário no qual se reconheçam as diferencias com igualdade, e que agora são os povos quem a escreve.

Neruda dizia, em seu Canto a Bolívar: “Desperto a cada cem anos, quando o povo desperta”.

Vários são os perigos e desafios que tiveram que enfrentar os processos progressistas da América Latina, e o caso equatoriano não é uma exceção. Atacada permanentemente pelo poder financeiro e midiático de enormes meios corporativos de informação que coordenam suas ações ofensivas em nível hemisférico e inclusive seriamente ameaçada em 2010 na tentativa de golpe de estado, a Revolução Cidadã vem desmontando os mecanismos de dominação que sustentam o status quo e tem propiciado enormes transformações sociais, democráticas e integracionistas.

Por isso, todos que compartilhamos estes sonhos de emancipação, justiça e unidade, conscientes de que só a união dos esforços e a integração das mais variadas formas que a esquerda encontra para se expressar em cada situação concreta nos levará a tornar realidade o sonho de outro mundo possível, manifestamos nosso decidido apoio a Rafael Correa Delgado, indiscutível líder do Equador, e que no próximo dia 17 de fevereiro será eleito pelo seu povo para continuar e radicalizar a Revolução Cidadã.

Rede de Intelectuais, Artistas e Lutadores Sociais em Defesa da Humanidade

Da Redação do Vermelho