Grupos armados recrutam menores na Síria

Grupos armados recrutam menores para usá-los nas ações bélicas com as quais procuram derrocar o governo sírio, apesar do direito internacional proibir o recrutamento de crianças como combatentes, revelou nesta quarta (6) uma emissora internacional de televisão.

Os mercenários treinam esses menores sobre como utilizar uma arma, desarmar um inimigo, matar com uma faca e inclusive com suas próprias mãos, destacou a rede televisiva iraniana HispanTV.

Quando chegam aqui são crianças; depois, convertem-se em máquinas de matar, afirmou Abdel Razaq, um dos integrantes de um grupo irregular.

Vídeos de amadores mostram meninos soldados que lutam contra as forças do Exército Árabe Sírio em cidades desta nação, indicou a fonte.

Agregou, inclusive, que os menores são obrigados a cavar suas próprias tumbas antes de unirem-se aos grupos armados.

De acordo com as legislações do Direito Internacional, está proibida a participação de uma pessoa menor de 18 anos em qualquer tipo de operação militar ou de espionagem.

Usar crianças como combatentes ou como apoio a estes constitui uma grave violação de seus direitos, afirmou o coordenador para a proteção infantil do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Jean-Nicolas Beuze, citado pelo meio de imprensa.

A população infantil e juvenil tem sido um dos setores mais golpeados pela violência vivida por esta nação já há quase dois anos.

Além de serem vítimas de fatais carros-bomba e lançamentos de morteiros, os menores têm assistido a suas escolas e lugares de recreação serem destruídos pelas ações dos grupos mercenários pagos pelo Ocidente e países árabes que aqui operam, como demonstram reportagens da imprensa.

Inúmeras escolas e seus equipamentos foram saqueados pelos insurgentes, que em muitos casos têm convertido essas instalações em localizações para dirigir ataques contra zonas residenciais em diferentes cidades do país.

Fonte: Prensa Latina