Meios de transporte refletem mudanças da China

A Festa da Primavera, também conhecida como o Ano Novo Chinês, está chegando. Durante este período, que é considerado como o mais importante festival do país, os chineses têm por hábito regressar à terra natal e se reunir com seus familiares. Esta movimentação da população, que acontece anualmente entre janeiro e fevereiro, é a maior migração humana do planeta.

As estimativas apontam para que este ano sejam realizadas 3,4 bilhões de viagens, através de trem, avião, automóvel e motocicleta. O trem é a opção escolhida pela maioria dos chineses.

Comprar bilhete, porém, é ainda uma difícil tarefa, apesar das medidas adotadas pelas autoridades para facilitar o processo: foram abertos sites na internet e linhas de reserva telefônica. Para a maioria das pessoas, o fator sorte ainda determina o sucesso na obtenção do bilhete pretendido.

Han Shiwen, um jovem que trabalha em Pequim, vai regressar à sua terra natal na província de Shanxi, a mais de 500 quilômetros da capital chinesa. Ele lembrou a grande luta que travou para obter o seu bilhete de trem.

"No primeiro dia em que foram disponibilizados os bilhetes, me levantei às sete horas da manhã e liguei todos os computadores que tenho em casa. Queria reservar um bilhete na internet. Fiz inúmeras tentativas, mas não consegui nada até as oito horas. Acabei por descobrir que é muito difícil receber informações atualizadas, porque o site estava quase paralisado. Continuei me esforçando, mas não obtive nenhum resultado durante toda a manhã. Felizmente, consegui reservar um por telefone à uma hora da tarde. Tudo é valido para que se possa regressar à terra natal durante a Festa da Primavera."

As autoridades que gerem a rede ferroviária da China preveem que cerca de 220 milhões de passageiros viajarão de trem durante o período do Ano Novo Chinês, num fluxo diário de 5,6 milhões de passageiros.

Devido à demanda enorme e à capacidade limitada do transporte ferroviário do país, comprar bilhete é sempre um desafio nesta altura. Por este motivo, muitos chineses optam por outros meios para regressar a casa. Entre eles, o número daqueles que viajam por motocicleta vem aumentando nos últimos anos. Só na província de Cantão, no sul da China, os números apontam para que 150 mil pessoas usarão esse meio de transporte para regressar a casa.

O casal Li, que trabalha na cidade de Foshan, viajou de motocicleta nos últimos três anos. Este ano, escolheram de novo esse meio de transporte para se fazerem à estrada. Depois de viajar por seis horas, o senhor Li não se sentiu bem devido ao mau tempo.

"Senti muita dor nas costas. As minhas mãos, pés e meu rosto ficaram entorpecidos por causa do vento. A chuva era forte e não encontrei nenhum lugar para me abrigar. Tinhamos viajado pouco mais de dez quilômetros e a minha pele já estava totalmente molhada."

O senhor Ma, que trabalha em Xangai, alugou um carro para conduzir até à terra natal junto com alguns amigos. Ele considera que este é o meio mais econômico de viajar.

"Foi difícil comprar bilhetes de trem. Por isso, eu aluguei um carro. Meus amigos vão compartilhar comigo os custos de gasolina e as taxas rodoviárias. Acho que este é o meio mais conveniente."

Fonte: Rádio Internacional da China