Organismo africano apoia eleições em Madagascar

A Comissão do Oceano Índico (COI) respaldou nesta quinta-feria (7) em Porto Luís, capital das Ilhas Mauricio, a realização de eleições presidenciais em Madagascar no dia 24 de julho, como uma forma do país africano sair da crise política vivida nos últimos anos.

A reunião do COI deu a conhecer também que as eleições legislativas malgaxes terão lugar no dia 25 de setembro, segundo informaram meios de comunicação.

Representantes de organismos presentes na reunião, como Nações Unidas, União Africana, União Europeia e a Organização Internacional Francófona, cumprimentaram os passos de avanço em Antananarivo, que apontam para estabilidade do Estado africano.

Para a organização das eleições malgaxes, a COI prometeu a contribuição de US$ 1 milhão de seus fundos.

Madagascar vive mergulhado em um clima de instabilidade política desde março de 2009, quando tomou o poder o atual governante de Transição, Andy Rajoelina, depois de o Exército derrubar o presidente constitucional Marc Ravalomanana.

Segundo diversas fontes, ambos os políticos prometeram não disputar como candidatos presidenciais a próxima eleição, como meio de solucionar divergências entre forças políticas internas da quarta maior ilha do mundo.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, mediadora no conflito malgaxe, tem manifestado sua satisfação pelo cumprimento de um caminho para restabelecer a ordem constitucional e a paz no território, situado no oceano Índico.

Fonte: Prensa Latina