Assis Melo chama atenção para marcha e pauta dos trabalhadores

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) reiniciou os trabalhos legislativos chamando atenção dos deputados para a Pauta dos Trabalhadores e convocando a bancada sindical a grande marcha que será realizada Brasília, pelas Centrais Sindicais, no dia 6 de março. “Pauta essa a que nós queremos também agregar o desenvolvimento econômico e a valorização do trabalho”, afirmou.

O parlamentar enumerou as reivindicações dos trabalhadores, que inclui a luta pelo fim do fator previdenciário; a redução da jornada de trabalho sem redução de salários; a luta por 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação e para a saúde; a ratificação da Convenção 151e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Ele destacou a necessidade da mobilização e a luta dos trabalhadores, “para que o Brasil continue se desenvolvendo e valorizando o trabalho”. Segundo ele, “é preciso que nós possamos também ir no sentido de mudar de fato a política econômica”.

“Nós sabemos que a Presidenta Dilma tem tomado medidas nesse sentido, mas é preciso ter mais ousadia, é preciso ir com mais força nesse sentido. E aí é preciso que nós tenhamos condições políticas e mobilização dos trabalhadores”, alertou.

As centrais sindicais realizarão uma grande marcha a Brasília no dia 6 de março, com o propósito de entregar uma pauta de reivindicações ao governo federal, baseada na Agenda da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat).

A intenção dos sindicalistas é entregar a pauta diretamente à presidenta Dilma Rousseff. A data da marcha foi escolhida levando em conta o reinício dos trabalhos do Congresso Nacional em 2013.

Além disso, entre os dias 4 e 8 de março a cidade de Brasília também abrigará o 11º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o que contribuirá para o sucesso da marcha.

As centrais sindicais vão iniciar a mobilização da marcha com a distribuição do jornal unitário de convocação da marcha. A publicação, que será distribuída logo após o Carnaval, detalhará as propostas de destinar 10% do PIB para Educação; 10% do PIB para Saúde; correção da tabela do Imposto de Renda; políticas públicas para aposentados e mulheres; e reforma agrária, entre outros temas.

De Brasília
Márcia Xavier