Produção industrial avança 0,7% em dezembro na zona do euro 

A produção industrial da zona do euro avançou 0,7% em dezembro ante novembro, informou nesta quarta-feira (13) a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat. Na comparação com dezembro de 2011, houve queda de 2,4%. O resultado veio acima da projeção de economistas, de alta de 0,2% no mês. Em novembro, a produção industrial na zona do euro havia recuado 0,7% antes o mês anterior. 

No quarto trimestre de 2012, a produção industrial dos 17 países que compõem o bloco recuou 2,4%, a queda trimestral mais acentuada em mais de três anos. O número reforça as expectativas de que a economia da zona do euro contraiu nos últimos três meses do ano passado.

Os dados preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro serão divulgados na quinta-feira. A produção industrial corresponde a aproximadamente um quinto do PIB.

Para os 27 países da União Europeia, houve avanço de 0,5% na produção industrial de dezembro ante novembro, e queda de 2,3% na comparação anual.

Na Alemanha, maior economia europeia, a produção industrial avançou 0,8% em dezembro, após recuar 0,3% em novembro, segundo o relatório de hoje. Na Itália, houve crescimento de 0,4% na produção industrial em dezembro, enquanto as indústrias de França e Espanha estiveram estagnadas no mesmo período.

Fonte: Valor Econômico