Concorrência para construção de 31 novas creches

Uma concorrência pública foi aberta para construir o novo Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi), em Santa Maria. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, parte das obras das 31 creches – as que têm processos licitatórios mais avançados – começa em março. As demais serão iniciadas em abril e maio.

Cada unidade apresenta custo de R$ 2,3 milhões. O investimento total nas obras de 31 centros é de R$ 71,3 milhões. Cada unidade receberá cerca de 300 crianças de 0 a 5 anos. A estrutura básica é formada por seis blocos interligados com anfiteatro, parque infantil, sala de leitura multiuso, laboratório de informática, pátio coberto e oito salas de aula.

Após o início das obras, o prazo de conclusão é, em média, de 270 dias. Toda a estrutura oferece acessibilidade adequada para crianças com necessidades especiais.

Funcionamento

Cada unidade é projetada para atender uma turma de Berçário I (a partir dos 4 meses); outra de Berçário II (a partir de 1 ano); duas de Maternal I (a partir de 2 anos); duas de Maternal II (a partir dos 3 anos); uma de Pré-escola I (a partir dos 4 anos); e outra de Pré-escola II (a partir dos 5 anos). A capacidade dependerá do horário de funcionamento da instituição e do tipo de atendimento – parcial (cinco horas) ou tempo integral (de sete horas ou 10 horas).