Em El Salvador, SPM apresenta ações contra violência de gênero

Em reunião latino-americana e caribenha, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci apresentou as principais ações do Brasil para enfrentamento à violência de gênero. Sob a liderança da ministra das Mulheres, a delegação brasileira que visita esta semana El Salvador, é composta por cinco ministérios, corpo diplomático e secretária municipal das Mulheres de São Paulo, Denise Motta Dau.

“Foi uma reunião extremamente exitosa, com decisões importantes, que integram países da América Latina e Caribe na luta pelo avanço dos direitos das mulheres em relação ao enfrentamento à violência de gênero e fortalecimento das políticas públicas”, resume a ministra sobre a participação do Brasil na 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) das Nações Unidas, na última segunda-feira (11), em El Salvador.

Em agenda de dois dias, a ministra Eleonora foi recebida pelo presidente de El Salvador, Maurício Funes, e pela primeira-dama Vanda Pignato. Bastante aguardada na reunião preparatória da CSW, a ministra brasileira contou os progressos do país no enfrentamento à violência, a exemplo das repactuações com os governos estaduais, tribunais de justiça, ministérios e defensorias públicas que estabelecem agenda comum de trabalho.

Menicucci citou as ações regressivas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em que agressores devem ressarcir o órgão com os custos decorrentes de pensões e benefícios de amparo às vítimas da violência, que incluem mulheres, filhas e filhos.

A ministra também ressaltou o fim da impunidade, por meio da responsabilização de agressores. Citou a campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte”, que envolve o sistema nacional de justiça, empresas e sociedade em geral. E falou sobre a “Quem Ama Abraça” outra mobilização, que conta com o apoio de artistas, a ser levada para escolas de ensino fundamental e médio ainda este ano pela SPM e pelo Ministério da Educação.

Cidade da Mulher

Outro ponto alto da agenda de Menicucci foi a visita à Cidade da Mulher. Como chefe da delegação brasileira, composta por dez integrantes das equipes técnicas da Casa Civil e ministérios da Educação, da Saúde, da Justiça e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a ministra das Mulheres conheceu as instalações do centro de atendimento e assistência com múltiplos serviços públicos: de saúde até cooperativas de crédito.

Acompanhada pela primeira-dama de El Salvador, Menicucci conferiu os serviços da Cidade da Mulher e foi saudada pelas pessoas que aguardavam os serviços. Pignato, que também é secretária de Inclusão Social e presidenta do Instituto Salvadorenho para o Desenvolvimento da Mulher (ISDEMU), prestou informações à ministra da SPM sobre o trabalho realizado pelo centro, há 22 meses, a mais de 100 mil mulheres em 240 mil atendimentos.

"O projeto da Cidade da Mulher tem como objetivo fortalecer a luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher. O projeto é importante porque previne, protege e propõe saídas para as mulheres em situação de violência”, disse a ministra Eleonora sobre a oferta de serviços que pretendem estimular a autonomia feminina.

Da Redação em Brasília
Com informações da SPM