Papa nomeia novo presidente do Banco do Vaticano

Advogado alemão Ernst von Freyberg foi nomeado por Bento XVI para o lugar que estava vago desde a demissão do presidente anterior, após denúncias de escândalos; nomeação deve ser uma das últimas grandes decisões do papa antes da renúncia e sinaliza que ele continua no controle

O novo banqueiro do papa

O papa Bento XVI nomeou nesta sexta-feira (15) o advogado alemão Ernst von Freyberg como novo presidente do banco do Estado, preenchendo o lugar que estava vago desde a demissão do presidente anterior da instituição contaminada por escândalos.

 

A nomeação foi feita por uma comissão de cardeais e aprovada pelo papa, e provavelmente será uma de suas últimas grandes decisões antes da renúncia ao pontificado, no final do mês.

 

O Vaticano vem tentando acabar com a reputação de falta de transparência financeira no banco, cujo nome oficial é Instituto para Obras de Religião (IOR), que tem sido marcado por escândalos há décadas.

 

Um comunicado oficial  disse que Freyberg tem "uma vasta experiência em questões financeiras e do processo de regulamentação financeira". Nascido em 1958, ele faz parte do conselho consultivo da agência de emprego temporário Manpower GmbH e da empresa de gestão de ativos Flossbach von Storch AG. O novo banqueiro do papa é membro da Ordem de Malta, uma organização católica criada há 900 anos, e correspondente para a Associação para as Peregrinações a Lourdes da arquidiocese de Berlim.

 

Em maio, o conselho de administração da IOR aprovou por unanimidade uma moção de não confiança contra o então chefe do banco, Ettore Gotti Tedeschi, um italiano, ligado a Opus Dei. O Vaticano disse que cerca de 40 pessoas de todo o mundo foram avaliadas para o cargo.

 

Com informações do portal Brasil 247